Requerimento de Joelma Leite convocando secretário municipal é rejeitado por 10 a 5 votos
De autoria da vereadora Joelma Leite (PL), o Requerimento nº 5/2020, convocando o secretário municipal de Desenvolvimento Rodrigo João Zanrosso para prestar esclarecimentos acerca de contratos de empréstimos firmados pelo Banco do Povo, foi rejeitado na sessão ordinária de terça-feira (23) por 10 votos contra e cinco a favor.
Joelma Leite solicitava no requerimento que o titular da Secretaria Municipal de Desenvolvimento (Seden) fosse à Câmara e respondesse aos vereadores os seguintes questionamentos: a) quantitativo de contratos de empréstimos firmados após decreto municipal de calamidade pública; b) quantitativo de recursos liberados para o Banco do Povo após decreto municipal de calamidade pública; c) quantitativo de valores de empréstimos concedidos; e d) contratos de empréstimos firmados por servidores públicos lotados no Banco do Povo.
A vereadora informou na proposição ter recebido denúncia dando conta de supostas irregularidades cometidas por servidores públicos municipais lotados naquela instituição financeira.
Por causa das denúncias, segundo a parlamentar, no dia 30 de abril os pagamentos foram suspensos, bem como o atendimento a micro e pequenos empresários que tinham recorrido à instituição para obter financiamento facilitado para enfrentar a pandemia do coronavírus, conforme noticiado pela Prefeitura Municipal.
“Por se tratar de um tema de grande relevância e urgência para a população de Parauapebas, peço o apoio e voto dos nobres pares para aprovação do requerimento apresentado”, finalizou Joelma Leite.
Texto: Waldyr Silva / Fotos: Kleyber de Souza / Ascomleg
Redes Sociais