Pioneiros serão homenageados com títulos de Cidadão Honorário e comendas do Mérito Milton Martins
Na sessão ordinária de terça-feira (2), os vereadores aprovaram quatro projetos de Decreto Legislativo para homenagear personalidades que marcaram a história de Parauapebas.
O primeiro Projeto de Decreto Legislativo (nº 30/2019) apresentado ao plenário foi proposto pelo vereador Luiz Castilho (Pros). Na proposição, o legislador agraciava o senhor João Luiz dos Santos com o Título de Cidadão Honorário. João reside no município desde 1982, quando o local era apenas um vilarejo. Além disto, João é servidor público há 30 anos e auxiliou na construção dos bairros da Paz e Cortinão, hoje Liberdade, e na abertura de estradas para a Colônia Paulo Fonteles e Vila Cedere II.

Vereador Luiz Castilho
Na ocasião, Luiz Castilho também agraciou o senhor Antônio Chagas da Costa por meio do Projeto de Decreto Legislativo nº 31/2019. Morador de Parauapebas desde 1984, Chagas, como é conhecido, construiu uma história de excelente prestação de trabalho no serviço público, em especial na Secretaria Municipal de Obras, no decorrer de seus 64 anos de idade.

Por sua vez, a vereadora Eliene Soares (MDB) propôs a comenda municipal do Mérito Milton Martins, no Projeto de Decreto Legislativo nº 34/2019, ao senhor José Deuso Soares, que também é pioneiro no município, chegando à então Vila de Parauapebas em 1983. Trabalhou em diversos projetos desenvolvidos do município até fundar a JD Construções e prestar serviços de engenharia civil ao poder público municipal.

Vereador Ivanaldo Braz
Por sua vez, o vereador Ivanaldo Braz (PDT) escolheu o senhor Elvis Silva Cruz para receber o Título de Cidadão Honorário. Conhecido carinhosamente como "Zé do Bode", o apresentador de televisão foi homenageado por meio do Projeto de Decreto Legislativo nº 01/2020. Zé do Bode está à frente do grupo Ações do Bem, que tem o objetivo de conscientizar a população acerca do descarte correto do lixo. Zé do Bode ainda é radialista e desenvolve diversos projetos sociais para angariar recursos e ajudar as famílias de baixa renda do município.
Os projetos de Decreto Legislativo foram aprovados em unanimidade pelos vereadores. A solenidade oficial de celebração, com a presença dos homenageados, ainda não tem data definida, devido ao distanciamento social determinado em razão da prevenção à covid-19. Entretanto, apesar da limitação, os vereadores optaram por apresentar as proposições que concedem os títulos de Cidadão Honorário e a comenda do Mérito Milton Martins por acreditarem que aqueles que se dedicaram ao bem estar da comunidade de Parauapebas devem ser reconhecidos.
Texto: Josiane Quintino / Revisão: Waldyr Silva / Kleyber de Souza / Ascomleg