Estudantes com aulas suspensas podem contar com sistema de aprendizagem online
Por meio da Indicação nº 131/2020, a vereadora Joelma Leite (PL) sugeriu na sessão ordinária de terça-feira (12) que o governo municipal promova sistema de ensino de aprendizagem aos alunos da rede de ensino que tenham acesso à internet, durante o período de suspensão das aulas presenciais.
Com o objetivo de apoiar os estudantes neste período de pandemia do novo coronavírus, a presente proposição sugere a implantação do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), uma plataforma que concentra recursos educacionais digitais alinhados ao currículo do município e integrados à plataforma de aulas.
Segundo a vereadora, as aulas deverão reunir materiais de apoio pedagógico e videoaulas veiculadas em canais pelo youtube. Todo o material deverá ser disponibilizado na plataforma, organizado por etapa de ensino e ano escolar, contendo recursos extras para a preparação das aulas, atividades reflexivas e desafios temáticos.
“Trata-se de uma ferramenta que permitirá interação mais colaborativa entre professores e estudantes, aumentando o engajamento das propostas pedagógicas e, consequentemente, elevando o nível de aprendizagem dos alunos”, detalha Joelma Leite.
A propositora acrescenta ainda que aos alunos que não têm acesso à internet será feita distribuição de kits com material impresso contendo apostilas de matemática e língua portuguesa, além de livros paradidáticos e manual de orientações às famílias.
Por entender que o objetivo da indicação é ajudar famílias e alunos durante este período de isolamento social, para que sigam aprendendo mesmo em casa e se mantenham motivados a estudar, os demais vereadores aprovaram a proposição, que agora será avaliada pelo Poder Executivo.
Texto: Waldyr Silva / Fotos: Kleyber de Souza / Ascomleg
Redes Sociais