Página inicial > Últimas Notícias (2) > Elias Ferreira sugere inseminação artificial, cultura no campo e fundo municipal para agricultura

Em sua atuação parlamentar, o vereador Elias Ferreira (PSB) sempre propôs leis e matérias para beneficiar o produtor rural e melhorar a qualidade de vida da população que reside no campo. Na sessão ordinária de terça-feira (3), mais uma vez o parlamentar colocou para debate e votação três indicações que solicitam a ação da prefeitura na zona rural.

• Publicado: Segunda, 09 de Dezembro de 2019, 09h08
  • Última atualização em Segunda, 09 de Dezembro de 2019, 11h57

Inicialmente, Elias pediu ao Executivo, por meio da Secretaria de Produção Rural, a criação de um programa de incentivo de inseminação artificial para a agropecuária leiteira. O pedido foi feito na Indicação nº 458/2019, em que o vereador ressaltou que o aperfeiçoamento da técnica de inseminação artificial, já que não exige a observação dos cios, é mais eficiente por não utilizar protocolos hormonais com o intuito de sincronizar os cios e, consequentemente, as ovulações. Assim, a inseminação ocorre no período em que os inseminados desejam.

Para Elias, com a implantação da inseminação será sanada uma das principais causas da baixa produtividade do gado leiteiro e a qualidade genética do animal. “O melhoramento genético dos bovinos leiteiros é visível nas propriedades que têm adotado a inseminação artificial como prática de manejo reprodutivo, expressando-se no volume de produção por animal, perfil zootécnico leiteiro, caracterização racial mais definida”, comentou o vereador.

Ainda com a atenção voltada para a zona rural, o parlamentar sugeriu a implantação do Projeto Cultura no Campo, através da Secretaria Municipal de Cultura. A proposta foi apresentada ao plenário por meio da Indicação nº 459/2019, em que o parlamentar pede que implementação de atividades literárias, musicais, teatrais e de dança percorra todas as vilas de áreas rurais do município.

A intenção de Elias Ferreira é fomentar novas dinâmicas na zona rural e proporcionar à população do campo acesso à cultura oferecido às pessoas que vivem em áreas urbanas. “A globalização num contexto geral modifica as culturas urbana e rural no município. Apesar das transformações que o ambiente rural está passando, a cultura tem a capacidade de permanecer resistente, pois são passadas aos descendentes como uma memória coletiva, de resgate de vivências e lembranças”, explicou o vereador.

Fundo municipal

Por fim, Elias Ferreira pediu à administração municipal que realize um estudo de viabilidade de criação do fundo municipal no âmbito da Secretaria Municipal de Agricultura.

O vereador destacou que esta é uma forma de adequação da legislação municipal às novas disposições da Secretaria de Produção Rural. O pedido foi formalizado na Indicação nº 463/2019, que dispõe sobre a paridade, competência e fiscalização, ampliando o âmbito de atuação do conselho após a criação do Fundo Municipal da Agricultura na Secretaria de Agricultura, que passa a ter caráter normativo, deliberativo e consultivo.

Ante a relevância das proposições apresentadas pelo vereador Elias Ferreira, os parlamentares aprovaram as indicações, que agora serão enviadas para análise de viabilidade orçamentária pelo Executivo municipal.

Texto: Josiane Quintino / Revisão: Waldyr Silva / Fotos: Kleyber de Souza / Ascomleg