Joelma Leite pede asfalto para Vila Rica, Casa do Colono e recuperação de nascentes de rios
Por meio da apresentação de três indicações na sessão ordinária desta terça-feira (22), a vereadora Joelma Leite (PSD) solicitou da prefeitura a continuação da pavimentação asfáltica nas ruas Bolívia e Iaundê, no Bairro Vila Rica (Indicação n° 385/2019); implantação de uma nova Casa do Colono (Indicação n° 396/2019); e regulamentação do anteprojeto de lei que trata sobre a criação do programa de identificação, cadastramento, monitoramento, preservação e recuperação de nascentes de água e margens dos rios (Indicação n° 405/2019).
Pavimentação asfáltica
No pedido para pavimentação asfáltica no Bairro Vila Rica, Joelma Leite informa que os moradores das ruas Bolívia e launde residem nas proximidades de um canal existente que exige melhorias na infraestrutura viária, como pavimentação asfáltica e drenagem adequada para escoamento da água nos períodos de chuva.
“É importante mencionar que, com as características do clima da cidade, os moradores daquela localidade sofrem o ano inteiro, seja com a lama e esgoto formados nos períodos de chuva, seja com a poeira enfrentada no período de estiagem”, relata a propositora.
Casa do Colono
Sobre o pedido para implantação de uma nova Casa do Colono, a vereadora esclarece que nos últimos anos os colonos que utilizam a Feira do Produtor no Centro de Abastecimento de Parauapebas (CAP) vêm passando por enormes dificuldades em relação à infraestrutura para acomodação durante o período noturno.
Joelma Leite relata que os agricultores se deslocam de diversas áreas da zona rural para comercializar suas mercadorias e garantir o abastecimento do município, e por isso precisam de uma casa de apoio adequada para descansar, uma vez que atualmente os mesmos estão se acomodando em meio às mercadorias e até mesmo no chão da feira.
A vereadora lembra que a antiga Casa do Colono, localizada na Rua 15, além de ser distante da atual feira, se encontra em um completo estado de abandono, tornando-se imprópria para uso.
Recuperação de nascentes
Já na indicação que pede recuperação de nascentes de rios, Joelma Leite explica que a iniciativa objetiva fortalecer a atuação do poder público municipal na identificação e preservação das nascentes existentes no território municipal, bem como no cuidado com as margens dos rios que abastecem a cidade, garantindo a preservação do meio ambiente e consequentemente minimizando crises hídricas atuais e futuras.
“Toda nascente representa um ponto por onde parte da água do lençol alcança a superfície do solo, desempenhando papel de imensa relevância ambiental, uma vez que, além de fornecer água para os córregos e rios que abastem todo o município, também é fonte de vida para outros organismos. Para que as nascentes continuem vivas, é necessário cuidar de seu entorno, evidenciando a importância de se zelar das margens dos rios”, finaliza Joelma Leite.
Após serem apresentadas, as indicações foram aprovadas em plenário pelos demais parlamentares e serão encaminhadas para serem avaliadas pela administração municipal.
Texto: Waldyr Silva / Fotos: Kleyber de Souza / Ascomleg
Redes Sociais