Francisca Ciza requisita ao Executivo correção cirúrgica gratuita no HGP
A vereadora Francisca Ciza (DEM) pediu ao Poder Executivo que realize convênio entre Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) e médicos cirurgiões plásticos que atuam em Parauapebas para a realização de tratamento ou correção cirúrgica "orelha de abano” nas crianças do município que alegarem constrangimento.
A parlamentar apresentou o pedido ao plenário na sessão ordinária desta terça-feira (20), por meio da Indicação nº 255/2019.
Vereadora Francisca Ciza durante a leitura da proposição
A proposta é que o trabalho dos médicos seja voluntário, para que, assim, o erário não seja onerado. Na indicação, a parlamentar explicou que o nome da cirurgia é otoplastia e as crianças podem realizá-la a partir dos seis anos de idade.
As correções de orelhas são realizadas para minimizar deformidades assimetrias de forma, tamanho e angulação, no caso do abano, em orelhas mal formadas de nascença ou que sofreram deformidades após traumatismo.
Caso a proposta de criação do convênio seja acolhida pelo Executivo, o procedimento será realizado no Sistema Único de Saúde (SUS) e baseado no grau de incômodo que o paciente apresente.
A parlamentar, que é professora de carreira da rede pública municipal, contou que no decorrer de sua experiência na sala de aula vivenciou muitos casos de bullying, o que deixava algumas crianças constrangidas.
“Aos seis anos, quando pode realizada a cirurgia, é a época em que as crianças estão em fase de alfabetização. Se a criança se sentir incomodada, devemos proporcioná-la a oportunidade de realizar a cirurgia de correção”, ressaltou Francisca Ciza.
Por fim, a parlamentar destacou que o Hospital Geral de Parauapebas (HGP) possui condições estruturais para realizar os procedimentos apontados.
Ao apreciar a sugestão apresentada por Francisca Ciza, os vereadores entenderam que o convênio solicitado irá ocasionar melhorias na qualidade de vida das crianças que seriam beneficiadas, por isso aprovaram unanimemente o pedido. Com a aprovação, a indicação será enviada para análise do Executivo municipal.
Texto: Josiane Quintino / Revisão: Waldyr Silva / Foto: Kleyber de Souza (AscomLeg)
Redes Sociais