Página inicial > Últimas Notícias (2) > Marcelo Parcerinho pede criação do Programa Creche Municipal para Idoso

Marcelo Parcerinho pede criação do Programa Creche Municipal para Idoso

O Programa Creche Municipal para Idoso é destinado a famílias de baixa renda que não tenham com quem deixar os idosos durante o período em que saem para o trabalho. O programa visa atender munícipes a partir dos 60 anos de idade, no período das 8 às 17 horas.

• Publicado: Quinta, 30 de Mai de 2019, 17h09
  • Última atualização em Quinta, 30 de Mai de 2019, 17h21

A implantação do programa foi sugerida pelo vereador Marcelo Parcerinho (PSC) na sessão ordinária da última terça-feira (28). Na indicação, em que sugeria ao Poder Executivo a criação do programa, o parlamentar solicitou que o local deva ter acompanhamento médico, nutricionista, assistente social e pedagogo.

Na Indicação nº 156/2019, o legislador justificou a importância do programa, destacando que, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Parauapebas tem uma população de idosos entre 60 e 84 anos de 2.665 homens e 2.305 mulheres, portanto, 4.970 idosos, o que representa 2,45% da população do município.

“A indicação vai proporcionar ao idoso e seus familiares bem estar social, melhor qualidade de vida e melhor integração social. Às vezes, ao assistirmos noticiários, vemos vários acidentes com vítimas fatais, idosos que por estarem sozinhos em casa e possuírem mobilidade reduzida não conseguem transitar pela casa e terminam por sofrer acidentes. Além disso, inseridos no Programa Creche para Idoso, os integrantes do programa terão auxílio para se alimentar e tomar banho, uma vez que necessitam de ajuda para realizar essas tarefas”, explicou Marcelo Parcerinho.

Ao apresentar a proposta do programa, o parlamentar alegou ainda que uma cidade em desenvolvimento, como Parauapebas, não pode deixar de lado e nem desamparar aqueles que já fizeram muito pelo crescimento do município.

Por se tratar de uma proposta inovadora, que irá auxiliar na convivência e na necessidade da comunidade, disponibilizando cuidados específicos aos idosos em período integral ou parcial, os demais vereadores aprovaram em unanimidade a indicação apresentada por Parcerinho.

A proposição será enviada ao prefeito municipal, Darci Lermen, para que conjuntamente com as secretarias pertinentes seja analisada a viabilidade orçamentária para implementação do Programa Creche para Idosos.

Texto: Josiane Quintino / Revisão: Waldyr Silva / Fotos: Kleiber de Souza / Ascomleg