Página inicial > Últimas Notícias (2) > Luiz Castilho indica título de 'Cidadão Honorário' a Osvaldo Pereira Lopes

Luiz Castilho indica título de 'Cidadão Honorário' a Osvaldo Pereira Lopes

Na sessão ordinária desta terça-feira (14), o vereador Luiz Alberto Moreira Castilho (Pros) apresentou ao plenário o Projeto de Decreto Legislativo n° 3/2019, que concede o título de “Cidadão Honorário” a Osvaldo Pereira Lopes, pelos relevantes serviços prestados no município de Parauapebas.

• Publicado: Quinta, 16 de Mai de 2019, 12h48
  • Última atualização em Quinta, 16 de Mai de 2019, 12h48

Um dos pioneiros do município, Osvaldo Lopes trabalhou na construção da Rodovia PA 275 e no início do Projeto Carajás, como encarregado de campo e apropriador; na implantação da mina N4, acompanhando, inclusive, montagem dos primeiros equipamentos.

Em 1989, nos primórdios do primeiro governo do município de Parauapebas, Osvaldo foi chamado pelo prefeito Faisal Salmen para atuar como fiscal de tributos e, depois, no então Hospital do Sesp, por onde passou pela administração, pela contabilidade e pelo almoxarifado.

Estimulado pela confiança que havia adquirido no serviço público, ele decidiu voltar aos estudos e concluiu o ensino médio. Trabalhou por oito anos na antiga Fumep (Fundação Municipal de Ensino de Parauapebas), hoje Secretaria de Educação; depois, passou um período na Câmara Municipal como assessor parlamentar; e na Secretaria Municipal de Assistência Social, na área contábil e financeira.

Atualmente, aos 67 anos, Oswaldo é diretor contábil-financeiro da Secretaria Municipal de Saúde. Após de 30 anos de bons serviços prestados ao município, desde a sua criação, Osvaldo Lopes, que hoje é tecnólogo em Gestão Pública, avalia Parauapebas como uma cidade jovem, que tem um futuro brilhante e espaço para muitas pessoas que, como ele, querem crescer junto com o município.

Ante a trajetória de Oswaldo Lopes no serviço público do município, que chegou a Parauapebas ainda em 1982, aos 30 anos de idade, os vereadores aprovaram o projeto de decreto legislativo. O título de cidadão honorário será entregue a Oswaldo em data a ser definida pela Mesa Diretora do Legislativo municipal.

Texto: Josiane Quintino / Revisão: Waldir Silva / Foto: Kleyber Sousa (AscomLeg)