Página inicial > Últimas Notícias (2) > Joel e Ciza propõem criação de cartão de vacina digital

Joel e Ciza propõem criação de cartão de vacina digital

A população de Parauapebas pode contar com cartão de vacina digital para facilitar atendimento no Sistema Único de Saúde (SUS). Proposta neste sentido foi apresentada na sessão ordinária de quarta-feira (2) pelos vereadores Joel Alves e Francisca Ciza, ambos do DEM, por meio da Indicação nº 130/2018.

• Publicado: Quinta, 03 de Mai de 2018, 13h36
  • Última atualização em Quinta, 03 de Mai de 2018, 13h50

Os dois parlamentares justificam na proposição que o sistema informatizado de saúde vem sendo utilizado por vários municípios brasileiros, em particular nas campanhas de vacinação, proporcionando mais agilidade e segurança para os usuários do SUS.

“A responsabilidade pública das ações na área de saúde projeta a utilização básica para a fundamentação do sistema informatizado para vigilância constante das progressões imunizatórias, avaliação de respostas a surto e verificação de disparidades na cobertura vacinal, oferecendo subsídios para tomada de decisões”, diz trecho da indicação, acrescentando que, ao melhorar a cobertura, reduzem-se as taxas de doenças imunopreveníveis, tornando essa iniciativa uma ferramenta importante para o planejamento dos serviços de saúde e avaliação das intervenções prestadas.

Francisca Ciza e Joel Alves destacam que cabe à Secretaria Municipal de Saúde a criação e manutenção do banco de dados das informações sobre vacinação, capacitação e treinamento para os profissionais, bem como promoção de campanhas de conscientização para a migração dessa atividade no âmbito do município de Parauapebas.

Depois de apresentada em plenário, a Indicação nº 130/2018 foi aprovada pelos demais vereadores e agora segue para ser avaliada pelo prefeito municipal.

Texto: Waldyr Silva / Revisão: Nayara Cristina / Foto: Anderson Souza