Braz sugere construção de reservatório de água bruta no Rio Parauapebas
O vereador Ivanaldo Braz (PSDB) solicitou ao Poder Executivo a realização de estudo de viabilidade técnica e financeira para a construção de um reservatório de água bruta no Rio Parauapebas, para melhorar e garantir o abastecimento de água à população do município.
A proposta do vereador, por meio da Indicação nº 107/2017, é que o reservatório vise o recebimento, por uma adutora, de água nos momentos em que o rio estivesse com boa vazão, nos períodos de chuva, e assim criasse uma reserva para os períodos de estiagem. Posteriormente, o reservatório descarregaria a água até as estações de tratamento, também por meio de adutoras.
“É evidente que a captação de água que abastece a cidade esteja sendo prejudicada pela falta de chuvas a cada ano que se passa, pelo prolongamento do período de estiagem e pelas altas temperaturas, agravada pela falta de consciência das pessoas na utilização da água tratada. Por isso, a alternativa apresentada por meio da presente proposição será eficiente para enfrentar o eventual agravamento da crise hídrica em nosso município, além de contemplar o crescimento populacional”, explicou o vereador Ivanaldo Braz.
O parlamento aprovou a proposição apresentada pelo vereador Braz, para que a administração municipal viabiliza alternativas para a construção de uma reserva hídrica de grande porte no município, com o fim de evitar uma grave crise hídrica.
Texto: Josiane Quintino / Revisão: Waldir Silva
Redes Sociais