Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias (2) > Vereador Horácio propõe implantação de processo simplificado para legalização de empresas
Início do conteúdo da página

Vereador Horácio propõe implantação de processo simplificado para legalização de empresas

Por meio da Indicação nº 82/2017, o vereador Horácio Martins (PSD) propôs ao prefeito Darci Lermen a implantação da Rede Nacional para Simplificação do Registro e Legalização de Empresas e Negócios (Redesim), denominado Integrador Pará, para facilitar o processo de abertura, alteração e baixa de empresas no Estado do Pará.

  • Publicado: Segunda, 17 de Abril de 2017, 14h08
  • Última atualização em Segunda, 17 de Abril de 2017, 14h11



No texto da proposição, o parlamentar sugere ao prefeito e aos secretários municipais de Fazenda, Keniston Braga, e de Desenvolvimento, Isaías França, que façam convênio com a Junta Comercial do Estado do Pará (Jucepa) para aderir à Redesim.

“Precisamos estar integrados a este sistema para que nossos processos de criação, registro, alteração, licenciamentos, funcionamentos e até a possível desativação de empresas sejam desburocratizados, a fim de promover o desenvolvimento econômico e social de Parauapebas”, justificou Horácio Martins.

Redesim/Integrador
A Redesim é um projeto nacional que no Pará recebeu o nome de Integrador. É administrado por um grupo de trabalho composto pelas secretarias de Estado da Fazenda (Sefa), da Saúde (Sespa), de Meio Ambiente, de Desenvolvimento Econômico, Mineração, Energia e Sustentabilidade; Jucepa; Superintendência Regional da Receita Federal do Brasil; Federação dos Municípios do Pará; Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis e Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado do Pará (Sebrae), além de órgãos municipais das cidades que aderem ao projeto.
 
O programa ajuda na integração da base de dados das diversas esferas, compartilhando as informações necessárias para legalização de empresas, desde ao pedido de abertura do negócio. Os órgãos estaduais e municipais alimentam com dados e utilizam a mesma base para avaliar, solicitar, informar e conceder licenças e alvarás, reduzindo o número de procedimentos obrigatórios para o empresário, tornando o processo mais rápido e eficaz.

Encaminhamento
A  Indicação nº 82/2017 foi aprovada na sessão da Câmara Municipal, realizada na última terça-feira (11) e será encaminhada para análise do prefeito, com cópias aos secretários responsáveis.

Texto: Nayara Cristina / Revisão: Waldyr Silva / Foto: José Piedade / Ascomleg

Fim do conteúdo da página