Página inicial > Últimas Notícias (2) > Período de chuvas motiva proposições na Câmara

Período de chuvas motiva proposições na Câmara

As constantes chuvas decorrentes do inverno amazônico motivaram os vereadores Ivanaldo Braz (PSDB), Zacarias Marques (PSDB) e Horácio Martins (PSD) a apresentarem em plenário proposições que minimizem as dificuldades enfrentadas pelos munícipes neste período.

• Publicado: Terça, 07 de Março de 2017, 12h31
  • Última atualização em Terça, 07 de Março de 2017, 12h32

Limpeza e manutenção na rede de esgoto localizada na Rua Novo Paraíso, entre as ruas Apóstolo Paulo e Jerusalém, no Bairro Betânia, foram solicitadas pelo vereador Ivanaldo Braz, por meio da Indicação nº 014/2017.

Segundo o parlamentar, os moradores da localidade têm reclamado do mau cheiro devido ao entupimento da rede de esgoto. “Aliado a isso, a comunidade ainda tem sofrido com a dificuldade de trafegabilidade de pedestres e veículos, tornando, por muitas vezes, impossível o acesso dos moradores às residências no período chuvoso”, explicou Ivanaldo Braz.

O vereador destacou que ao longo do perímetro supracitado existem comércios que vendem gêneros alimentícios, e para terem acesso ao estabelecimento os moradores têm que fazer grandes desvios. Outro problema enfrentado pelos moradores tem sido a proliferação do aedes aegypti, pois na área existe grande quantidade de água parada, fazendo com que as pessoas próximas a este local fiquem mais vulneráveis a contrair doenças transmitidas pelo mosquito.

O vereador Zacarias Marques solicitou ao Poder Executivo, por meio da Indicação nº 016/2017, a limpeza das vias ciclistas de Parauapebas. Zacarias relatou que com as chuvas as pistas foram inundadas com lama e lixos, dificultando o trajeto dos ciclistas, principalmente no sentindo Palmares Sul.

O parlamentar apresentou ainda a Indicação nº 17/2017, que pede ao Executivo a viabilização da construção de coberturas em todas as academias ao ar livre de Parauapebas.

Conforme ressaltou o vereador Zacarias, o período de chuvas dificulta a prática dos exercícios nas academias públicas, mas com a cobertura a população terá a possibilidade do uso, independente das condições do tempo.

Na Indicação nº 021/2017, o vereador Horácio Martins solicitou a recuperação, manutenção e construção de grade de proteção nas valas e bueiros de escoamento de água pluvial das áreas de acesso aos pedestres no Hospital Municipal de Parauapebas.

O vereador contou que em visita ao hospital em dias de chuvas verificou que devido à falta de manutenção e a correta limpeza das canaletas e bueiros os mesmos trasbordam, causando alagamento e colocando em risco a integridade física das pessoas que por lá transitam. “Além disto, há outros espaços que precisam ter as calçadas restauradas, bem como proteção nas canaletas e nos bueiros, a fim de evitar acidentes de graves consequências para as pessoas e para o município”, explicou Horácio Martins.

Todas as indicações foram aprovadas por unanimidade na sessão ordinária desta terça-feira (7), e agora seguem para análise de implementação do Poder Executivo e da secretária municipal de obras, Maria Silvana de Faria.

Texto: Josiane Quintino / Revisão: Waldir Silva