Página inicial > Últimas Notícias (2) > Vereadora sugere criação de Ouvidoria da Educação

Vereadora sugere criação de Ouvidoria da Educação

Justificando que são frequentes os relatos de abusos vivenciados por estudantes nas escolas públicas do município de Parauapebas, a vereadora Eliene Soares (PMDB) apresentou na sessão ordinária da última terça-feira (21) a Indicação nº 041/2016, sugerindo ao Poder Executivo a criação de uma Ouvidoria da Educação.

• Publicado: Segunda, 27 de Junho de 2016, 09h31
  • Última atualização em Segunda, 27 de Junho de 2016, 09h32

A vereadora destaca que a iniciativa de criar uma ouvidoria específica para a área de educação vem contribuir para a superação da situação acima denunciada, pois a ouvidoria pode receber reclamações e/ou sugestões a respeito da infraestrutura das unidades escolares, fato que facilita o mapeamento, por parte da Secretaria Municipal de Educação, das escolas mais carentes de reformas e investimentos.

Eliene Soares considera que todo canal de diálogo com a sociedade civil e a população diretamente afetada pelas políticas públicas é muito bem-vindo e contribui para o aperfeiçoamento dos serviços prestados pelo poder público.

A proposição sugere que a Ouvidoria da Educação tenha como objetivos a melhoria dos serviços prestados pelo poder público na área da educação; a correção de erros, omissões, desvios ou abusos praticados na rede municipal de ensino; a apuração de atos de improbidade e de ilícitos administrativos; prevenção e correção de atos e procedimentos incompatíveis com os princípios estabelecidos em lei; proteção dos direitos dos educandos; e fortalecimento dos canais de abertura e diálogo com a sociedade civil.

As eventuais denúncias e/ou sugestões devem ser encaminhadas por meio de cartas, via internet, por telefone ou presencialmente em um ou mais locais a serem indicados pelo poder público.

Por sua vez, a Ouvidoria da Educação deverá encaminhar as sugestões e/ou denúncias às autoridades competentes para que os problemas apontados sejam resolvidos o mais rápido possível.

A Indicação nº 041/2016 foi aprovada por unanimidade pelos vereadores presentes na sessão e agora será encaminhada ao prefeito municipal para ser analisada.

Texto: Waldyr Silva / Revisão: Nayara Cristina / Foto: Coletivo 2.8 / Ascomleg