Zé do Bode solicita melhorias na infraestrutura de vias e cobra informações sobre gastos públicos em Parauapebas
A recuperação de vias urbanas, a manutenção de estradas rurais e a transparência sobre o uso de recursos públicos na infraestrutura e na decoração natalina de Parauapebas foram temas das proposições apresentadas pelo vereador Zé do Bode (União), na sessão ordinária da Câmara Municipal de terça-feira (9).

Zé do Bode (União)
Infraestrutura viária
O vereador apresentou duas indicações, por meio das quais solicitou intervenções urgentes em duas importantes áreas da cidade. A primeira foi a Indicação nº 854/2025, pedindo a adoção de medidas emergenciais paliativas na infraestrutura e manutenção da iluminação pública da Rua dos Profetas, localizada no Bairro Céu Azul.
Zé do Bode destacou a necessidade de garantir dignidade e segurança aos moradores da localidade. "Embora se trate de uma área ainda caracterizada como ocupação irregular, é dever do poder público garantir condições mínimas de segurança, mobilidade e dignidade às famílias que ali residem. A Rua dos Profetas encontra-se atualmente em situação crítica, praticamente intrafegável, agravada pelo período chuvoso", relatou.
A segunda foi a Indicação nº 855/2025, na qual solicitou obras de infraestrutura, limpeza geral e manutenção da iluminação pública na Rua Marechal Rondon, no Bairro Rio Verde.
“A referida via encontra-se em condições inadequadas de trafegabilidade e conservação, apresentando acúmulo de lixo, mato alto e pontos de iluminação comprometidos. Esses fatores têm gerado diversos transtornos aos moradores, comerciantes e transeuntes que utilizam a via diariamente”, informou.
O parlamentar enfatizou que a adoção imediata de ações mitigadoras por parte do Executivo se faz necessária e urgente, pois trarão benefícios diretos e imediatos para a comunidade, promovendo mais segurança, mobilidade e qualidade de vida à população.
Estradas rurais
Preocupado com o isolamento de comunidades rurais, Zé do Bode cobrou da Secretaria Municipal de Obras (Semob), por meio do Requerimento nº 314/2025, informações acerca das ações voltadas para as estradas da zona rural durante o período chuvoso.
“As estradas rurais de Parauapebas, sobretudo as que interligam vilas, assentamentos e comunidades mais afastadas, têm se tornado verdadeiros lamaçais neste período de chuvas intensas, prejudicando o deslocamento de veículos, caminhões, ambulâncias, transporte escolar e o escoamento da produção agrícola”, relatou.
O vereador quer saber quais ações emergenciais já foram realizadas pela Secretaria para garantir o deslocamento seguro de moradores; se há planejamento oficial estruturado para atuação durante o período chuvoso; quais localidades, estradas ou vicinais recebem manutenção contínua e quais ainda não foram contempladas.
“Por qual motivo os serviços estruturais e permanentes de pavimentação rural não foram executados de forma preventiva ao longo do ano, considerando que o período de inverno amazônico é previsível e recorrente?”, questionou.
Fiscalização de emendas parlamentares
Zé do Bode apresentou na sequência o Requerimento nº 315/2025, solicitando informações detalhadas sobre todas as emendas parlamentares referentes a Lei Orçamentária Anual (LOA) 2024 para execução em 2025, incluindo autores, instituições, unidades orçamentárias, valores e datas da celebração.
Na avaliação do vereador, a transparência na gestão dos recursos oriundos de emendas parlamentares é condição essencial para o bom funcionamento da administração pública e para o exercício pleno da atividade fiscalizatória da Câmara.
“O acesso às informações referentes às emendas recebidas no exercício de 2025 permitirá avaliar a aplicação financeira, a execução dos convênios, a efetividade dos investimentos e a destinação real dos recursos públicos”, argumentou.
De acordo com o parlamentar, o levantamento também possibilita identificar eventuais atrasos, entraves burocráticos, convênios que demandam intervenção legislativa e situações que possam implicar risco de devolução ou perda de recursos. “A população tem o direito de acompanhar de forma clara como e onde tais recursos estão sendo empregados e o parlamento tem o dever de fiscalizar”, destacou.
Decoração natalina
Por fim, Zé do Bode cobrou, no Requerimento nº 316/2025, informações quanto à execução orçamentária relacionada à decoração de Natal de 2025 no município.
Segundo o vereador, há estimativas de que “o investimento pode chegar a aproximadamente R$ 2 milhões” e embora a realização de eventos ou a decoração natalina fomentem o comércio, o turismo local e o espírito de confraternização, “é dever da Câmara fiscalizar de forma rigorosa o uso do dinheiro público, especialmente em um contexto em que o município enfrenta demandas urgentes em áreas como saúde, educação, infraestrutura, saneamento e assistência social”.
O parlamentar requer dados sobre a licitação realizada (número do processo,
modalidade, empresa vencedora e valor contratado); relação dos locais contemplados pela decoração e critérios utilizados para definição dos pontos de instalação e estimativa oficial de custos, com justificativa técnica.
As duas indicações e os três requerimentos de Zé do Bode foram aprovados e, posteriormente, encaminhados para análise e providências do Poder Executivo Municipal.
Texto: Nayara Cristina / Fotos: Renato Resende / AscomLeg 2025
Redes Sociais