Sadisvan Pereira solicita limpeza e manutenção de bueiros em Parauapebas
O vereador Sadisvan Pereira (PRD) teve três proposições aprovadas na sessão ordinária da Câmara Municipal de Parauapebas. Todas elas tratam de problemas críticos de saneamento e infraestrutura, como a revitalização, limpeza e manutenção de canais e bueiros em diversos bairros da cidade.

Sadisvan Pereira (PRD)
Revitalização de canal e fiscalização de descarte de resíduos
Na Indicação nº 831/2025, o parlamentar solicitou um estudo técnico para a revitalização de um canal localizado nas proximidades do Colégio Adventista e da Rua A02, entre os bairros Novo Brasil e Amazônia, bem como a fiscalização por descarte irregular de resíduos de fossa séptica.
Segundo Sadisvan, nos últimos meses, “os moradores têm relatado a morte frequente de peixes, decorrente da contaminação do curso hídrico, indicando a presença de resíduos e descartes irregulares possivelmente de fossas sépticas, que alteram o equilíbrio ecológico do local."
Diante da situação, o vereador solicita a limpeza do canal, roçagem e a fiscalização de descarte irregular de resíduos. “É imprescindível que o Poder Executivo realize estudo técnico para intervenção imediata e adote ações efetivas que restabeleçam a segurança sanitária, o equilíbrio ecológico e a dignidade das famílias que vivem nos arredores”, ressaltou.
Manutenção urgente de bueiros e sarjetas
Em seguida, Sadisvan Pereira apresentou a Indicação nº 832/2025, na qual apontou a necessidade de incluir no calendário de obras a manutenção, limpeza e desobstrução de bueiros e sarjetas em importantes vias, como a Rua Olga Prestes e a Avenida Santa Marta, entre outras da região.
Em vistoria realizada nas vias citadas, o vereador constatou a urgente necessidade das ações solicitadas. "A falta de manutenção tem provocado acúmulo de água e dificultado o escoamento adequado, resultando em alagamentos recorrentes. Essa situação afeta diretamente a mobilidade dos moradores e compromete a infraestrutura local", relatou.
Ele enfatizou que o problema vai além da infraestrutura, representando um risco sanitário para a população. "O acúmulo de água suja tem gerado mau cheiro e agravado as condições de salubridade das vias, causando transtornos a pedestres, motoristas e comerciantes. A presença constante de água parada também favorece a proliferação de insetos e transmissão de doenças, representando um risco à saúde pública", enfatizou.
Cobrança de informações sobre bueiro
Complementando as preocupações com a drenagem, Sadisvan Pereira cobrou do Poder Executivo, por meio do Requerimento nº 302/2025, informações sobre a ausência de manutenção no bueiro localizado na esquina da Rua Marabá com a Rua Monteiro Lobato.
“A falta de manutenção adequada tem causado mau cheiro, transtornos à mobilidade e riscos a pedestres e motoristas, sobretudo durante períodos de chuva intensa. Assim, torna-se indispensável que o Executivo apresente esclarecimentos e informe sobre eventual cronograma de manutenção, garantindo segurança, salubridade e qualidade de vida à região”, argumentou.
As indicações e o requerimento foram aprovados na sessão ordinária realizada na terça-feira (02) e serão encaminhados ao Poder Executivo para a adoção de medidas imediatas que visem restaurar a segurança sanitária e a mobilidade nos locais apontados por Sadisvan Pereira.
Texto: Nayara Cristina / Fotos: Renato Resende / AscomLeg 2025
Redes Sociais