Laécio da ACT solicita perfuração de poço artesiano e instalação de reservatório para garantir água à Vila Piabanha
Com o intuito de garantir o abastecimento regular de água potável à Vila Piabanha, o vereador Laécio da ACT (PDT) apresentou a Indicação nº 660/2025, por meio da qual solicitou ao Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Parauapebas (SAAEP) a perfuração de um novo poço artesiano na localidade.
Laécio da ACT (PDT)
O parlamentar alertou que, todos os anos, especialmente no período de estiagem, os moradores da Vila Piabanha enfrentam uma severa escassez de água potável.
Abastecimento insuficiente
Segundo Laécio da ACT, no passado, havia apenas um poço que atendia a localidade e, posteriormente, na gestão anterior, foi perfurado outro poço. No entanto, este não supre a alta demanda hídrica da população, que continua sofrendo com a interrupção frequente no fornecimento e a dificuldade em acessar água de qualidade para consumo e uso doméstico.
"A falta de água causa sérios prejuízos à saúde pública e à qualidade de vida, uma vez que compromete a higiene, a alimentação e o bem-estar da comunidade. Além disso, em um município com a capacidade de investimento de Parauapebas, não é aceitável que uma localidade inteira continue sendo penalizada ano após ano com tamanha carência em um recurso essencial”, enfatizou o vereador.
Além da perfuração de um novo poço, a indicação exige a instalação de mais uma caixa d’água com capacidade de 20 mil litros. Este reservatório adicional funcionaria como um regulador, garantindo maior estabilidade no fornecimento de água, mesmo em períodos de maior consumo.
O vereador Laécio da ACT concluiu que a realização dessas obras estruturantes é urgente e inadiável, visando garantir o acesso contínuo e digno à água potável para todos os moradores da Vila Piabanha.
A Indicação nº 660/2025 foi aprovada na sessão ordinária da Câmara Municipal de Parauapebas realizada na terça-feira (7) e, posteriormente, seguiu para análise do Poder Executivo Municipal.
Texto: Nayara Cristina / Fotos: Dione Gastão / AscomLeg 2025
Redes Sociais