Leandro do Chiquito solicita redutores de velocidade, sinalização e iluminação pública
Por meio da Indicação nº 659/2025, o vereador Leandro do Chiquito (SD) solicitou ao Poder Executivo a realização de um estudo técnico de viabilidade para a instalação de redutores de velocidade e sinalização adequada nos cruzamentos da Rua 10 com a Avenida das Flores, na divisa dos bairros Paraíso e Linha Verde, além da implantação de iluminação pública no local.
Leandro do Chiquito (SD)
O vereador defendeu a urgência da intervenção, apontando a necessidade de "garantir a segurança viária e a preservação da vida de motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres que circulam no local". Ele destacou que o cruzamento é um ponto crítico no trânsito municipal. "A localidade em questão possui um intenso fluxo de veículos, carros e motos, pois atua como uma importante via de ligação e acesso a outros bairros da cidade. Além disso, é um ponto crucial de tráfego por ser o principal acesso à faculdade Anhanguera, o que intensifica o movimento, especialmente nos horários de pico."
Segundo a justificativa apresentada, a combinação de fatores negativos tem sido letal. "A ausência de sinalização adequada e de mecanismos de redução de velocidade tem provocado um alto índice de acidentes, conforme relatos da comunidade," pontuou o vereador.
A situação se agrava com a escuridão noturna. De acordo com Chiquito, "a ausência de iluminação pública é um agravante significativo, comprometendo severamente a visibilidade noturna, justamente no período em que o fluxo de veículos e o risco de acidentes são maiores".
Dados do SAMU
A urgência do pedido do parlamentar é respaldada por dados alarmantes sobre acidentes de trânsito no município, fornecidos pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Chiquito ressaltou que "o município está em estado de alerta, com o número de ocorrências em 2025 se aproximando rapidamente do total de 2024".
A análise do Samu ainda aponta que os horários de pico de acidentes coincidem com o período noturno (entre 18h e 20h), momento em que a falta de iluminação no cruzamento da Rua 10 com a Avenida das Flores potencializa o perigo.
A Indicação nº 659/2025 foi aprovada na sessão ordinária realizada na terça-feira (7) e seguiu para análise e providências do Poder Executivo Municipal.
Texto: Nayara Cristina / Fotos: Dione Gastão / AscomLeg 2025
Redes Sociais