Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias (2) > Vereadores aprovam indicações e requerimentos com propostas de melhorias para Parauapebas
Início do conteúdo da página

Vereadores aprovam indicações e requerimentos com propostas de melhorias para Parauapebas

A Câmara Municipal de Parauapebas votou e aprovou, na sessão ordinária desta terça-feira (30), uma série de indicações e requerimentos abrangendo medidas nas áreas da infraestrutura, saúde, turismo e educação, bem como a cobrança por mais transparência do Poder Executivo. 

  • Publicado: Sexta, 03 de Outubro de 2025, 10h38
  • Última atualização em Sexta, 03 de Outubro de 2025, 12h06

Sessão Ordinária foi realizada na terça-feira (30)

As matérias são de autoria de Maquivalda Barros (PDT), Leandro do Chiquito (SD), Sargento Nogueira (Avante), Léo Márcio (SD), Fred Sanção (PL), Graciele Brito (União) e Zé do Bode (União).

Infraestrutura
A manutenção viária e a revitalização de espaços de lazer foram solicitações recorrentes nas proposições dos vereadores. Maquivalda Barros (PDT) apresentou as Indicações nº 629/2025 e nº 630/2025, solicitando a recuperação e manutenção das vias nos bairros Jardim Planalto e São Raimundo, além da recuperação viária urgente na Avenida Brasil, no cruzamento com a Rua Aurino Gonçalves, todas localizadas no Complexo VS-10.

Maquivalda Barros (PDT)

“É dever do poder público garantir condições mínimas de mobilidade, segurança e dignidade aos cidadãos. A negligência na manutenção dessas ruas representa não apenas falhas na infraestrutura urbana, mas também uma ameaça direta à qualidade de vida dos moradores”, ressaltou a vereadora.

Leandro do Chiquito (SD), por meio da Indicação nº 634/2025, solicitou um estudo técnico de viabilidade para a instalação de redutores de velocidade e sinalização nos cruzamentos de vias nos bairros Betânia e Jardim Canadá, visando maior segurança viária.

 

Leandro do Chiquito (SD)

“A medida proposta contribuirá para a diminuição dos sinistros, maior proteção aos condutores, motociclistas e pedestres, além de desafogar o sistema de saúde, que hoje já enfrenta sobrecarga no atendimento de vítimas do trânsito”, defendeu.

Na sequência, Sargento Nogueira (Avante) pediu, na Indicação nº 635/2025, a revitalização completa da área de lazer e das pistas de caminhada e ciclismo do Lago Nova Carajás, incluindo melhorias em infraestrutura, iluminação, segurança e paisagismo.

Sargento Nogueira (Avante)

Para o vereador, a medida “representa um investimento direto na qualidade de vida, saúde, bem-estar e segurança da população de Parauapebas, tornando o espaço mais atrativo para a prática esportiva, o convívio familiar e eventos comunitários”.

Já Léo Márcio (SD) sugeriu, pela Indicação nº 639/2025, a construção de uma praça pública com espaços de lazer, esportivo e de convivência no Bairro Ipiranga.


Léo Márcio (SD)

O parlamentar acredita que o espaço “proporcionará inúmeros benefícios à saúde física e mental da população, além de contribuir para a qualidade de vida e para a integração social entre os moradores daquela região”.

Fred Sanção (PL), por sua vez, tratou na Indicação nº 631/2025 da necessidade de readequação dos pontos de acesso para garantir a acessibilidade de cadeirantes e idosos ao Bio Parque do Bairro Amazônia, incluindo a reconstrução da academia ao ar livre e a revitalização das quadras de esporte.

 

Fred Sanção (PL)

“A ausência de acessibilidade compromete o direito de inclusão e mobilidade de cadeirantes e idosos. Além disso, a degradação dos equipamentos esportivos e da academia ao ar livre expõem os frequentadores a riscos, afastam a comunidade e reduzem a função social do espaço”, ressaltou.

No Requerimento nº 210/2025, Fred Sanção requisitou informações detalhadas sobre o planejamento, cronograma e execução de ações preventivas na drenagem pluvial e manutenção da malha viária rural em face da proximidade do Inverno Amazônico.

“Com a proximidade do Inverno Amazônico, torna-se urgente verificar se o Poder Executivo, por meio da Semob, está devidamente preparado para prevenir e mitigar os impactos do período chuvoso”, argumentou.

Sanção apresentou ainda o Requerimento nº 216/2025, no qual solicita informações atualizadas sobre o cronograma, escopo e aplicação de recursos nas obras de melhoria e infraestrutura urbana no Complexo VS-10. Segundo o vereador,”muitas vias ainda enfrentam sérios problemas de falta de pavimentação, drenagem precária, iluminação pública deficiente e ausência de sinalização”.

Saúde, Turismo e Educação Especializada
Outros pontos de destaque na sessão foram a saúde, o fomento ao turismo e a educação inclusiva. Graciele Brito (União) propôs, por meio da Indicação nº 633/2025, a criação de um edital para credenciamento de novas clínicas de saúde, visando ampliar a rede de atendimento especializado e reduzir a demanda pelo Tratamento Fora de Domicílio (TFD). “A necessidade de fortalecer a capacidade local é urgente e estratégica para garantir um atendimento mais ágil, resolutivo e humanizado”, enfatizou.

Graciele Brito (União)

A vereadora também solicitou, na Indicação nº 632/2025, a construção de dois mirantes turísticos na cidade, um no Morro dos Macacos (Rio Verde) e outro nas proximidades da Caixa D’Água (Parque dos Carajás), para promover o turismo contemplativo.

“A construção de mirantes em pontos estratégicos representa não apenas um investimento em lazer e turismo, mas também uma iniciativa de urbanização qualificada de áreas de grande potencial paisagístico que hoje se encontram pouco exploradas”, justificou Graciele Brito.

Na área da inclusão, Zé do Bode (União) apresentou a Indicação nº 638/2025, que pede a realização de um Processo Seletivo Simplificado (PSS) para contratação de Assistentes Pedagógicas para acompanhamento de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) na rede municipal.

Zé do Bode (União)

De acordo com o vereador, a medida visa “assegurar que todos os alunos com TEA tenham acompanhamento digno e compatível com suas necessidades, contribuindo para uma educação verdadeiramente inclusiva em Parauapebas”.

Transparência
O tema da transparência também esteve em destaque na sessão. Fred Sanção cobrou no Requerimento nº 217/2025 o encaminhamento de um relatório detalhado das viagens realizadas pelo prefeito no período de janeiro a setembro de 2025.

“As viagens oficiais realizadas pelo Chefe do Executivo Municipal, custeadas com recursos públicos, devem estar sujeitas à prestação de contas detalhada, permitindo a verificação da real necessidade de cada deslocamento, bem como a avaliação da economicidade, eficiência e finalidade do gasto”, justificou.

Já o vereador Zé do Bode apresentou o Requerimento nº 221/2025, solicitando relatório detalhado sobre o andamento da celebração dos convênios referentes às emendas parlamentares destinadas às causas do autismo.

“A transparência neste processo é fundamental para garantir a correta aplicação das emendas parlamentares e assegurar que as instituições beneficiadas possam atender de forma digna e eficaz às pessoas com TEA e suas famílias”, defendeu.

O parlamentar também reiterou no Requerimento nº 222/2025 a solicitação de informações à Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) sobre o Serviço de Atendimento Domiciliar (SAD). “As reclamações continuam chegando ao gabinete, dando conta de que o serviço está interrompido ou ineficiente em diversas localidades”, relatou.

Por fim, Zé do Bode cobrou ainda informações sobre a regularização fundiária no Bairro Nova Vitória, por meio do Requerimento nº 213/2025. “A regularização fundiária é fundamental para garantir direito à moradia digna, inclusão social e valorização patrimonial, devendo ser conduzida com transparência e participação social. É dever do poder público prestar contas à sociedade sobre o andamento deste processo e esclarecer em que estágio se encontram os trabalhos”, argumentou.

Texto: Nayara Cristina / Foto: Renato Resende / AscomLeg 2025

 

Fim do conteúdo da página