Zé da Lata propõe feira livre no Alto Bonito e sentido único para avenida do Bairro São José
O vereador Zé da Lata (Avante) fez duas solicitações na sessão ordinária da Câmara Municipal de Parauapebas. Nas matérias, ele propôs a alteração do sentido de tráfego da Avenida Bernardo Sayão, no Bairro São José, tornando-a mão única e a implantação de uma feira livre no Bairro Alto Bonito.
Zé da Lata (Avante)
Mão única para a Avenida Bernardo Sayão
Na Indicação nº 579/2025, o vereador solicitou ao Poder Executivo a alteração do sentido de tráfego da Avenida Bernardo Sayão, no Bairro São José, tornando-a mão única. Segundo o vereador, a via, que tem largura reduzida, dificulta a circulação de veículos em ambos os sentidos e aumenta o risco de acidentes, especialmente nos horários de pico.
Zé da Lata acredita que a transformação da avenida em via de mão única contribuirá para melhor fluidez do tráfego, redução de acidentes, maior segurança para motoristas e pedestres e uma organização urbana mais eficiente.
O parlamentar pediu ainda que seja realizado um estudo técnico por parte dos órgãos competentes para avaliar o melhor sentido de fluxo e os impactos da mudança, “garantindo que a medida seja eficaz e benéfica para a comunidade local”.
Nova feira livre no Alto Bonito
Logo depois, Zé da Lara apresentou a Indicação nº 580/2025, na qual propôs a implantação de uma feira livre no Bairro Alto Bonito. A sugestão é para que o evento, inspirado em modelos de outras cidades brasileiras, seja realizado aos sábados, das 8h às 22h, em uma área próxima ao lago, espaço já reconhecido pela população como ponto de convivência e lazer.
“A proposta é que a feira seja livre e diversificada, permitindo a comercialização de produtos variados como artesanato, roupas, alimentos, hortifrúti, gastronomia regional, produtos naturais, itens de decoração, entre outros”, relatou.
Além de estimular o comércio informal e dar visibilidade a pequenos produtores e artesãos, o vereador acredita que a feira contribuirá para a dinamização da economia do bairro Alto Bonito, gerando renda, ocupação e oportunidades de negócios. O evento também poderá atrair visitantes de outras regiões, fortalecendo o turismo urbano e promovendo a valorização da cultura local.
“A implantação da feira livre no Alto Bonito representa uma ação estratégica de inclusão produtiva, desenvolvimento sustentável e valorização dos espaços públicos, alinhada às diretrizes de economia criativa e participação popular”, enfatizou
As duas indicações de Zé da Lata foram aprovadas na sessão ordinária realizada na terça-feira (16) e, posteriormente, encaminhadas para as devidas providências do Poder Executivo Municipal.
Texto: Nayara Cristina / Foto: Renato Resende / AscomLeg 2025
Redes Sociais