Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias (2) > Anderson Moratorio propõe criação de feira permanente de arte e implantação de loja colaborativa
Início do conteúdo da página

Anderson Moratorio propõe criação de feira permanente de arte e implantação de loja colaborativa

Com o intuito de fortalecer a economia criativa e fomentar novas matrizes econômicas, o presidente da Câmara Municipal de Parauapebas, vereador Anderson Moratorio (PRD), propôs na Indicação nº 542/2025 a criação de uma feira permanente de arte e cultura e a implantação de uma loja colaborativa no município.

  • Publicado: Terça, 09 de Setembro de 2025, 01h16
  • Última atualização em Terça, 09 de Setembro de 2025, 01h19

Anderson Moratorio (PRD)

A sugestão é para que a feira seja realizada aos finais de semana no Complexo Turístico Ana Izabel Mesquita. Já a loja seria destinada ao escoamento e comercialização da produção artística, artesanal, literária e da agricultura familiar local.

Nova matriz econômica e valorização local
A iniciativa busca consolidar uma nova matriz econômica para o município, com base no turismo e na cultura, diversificando a economia para além da mineração. Anderson Moratório ressaltou que a criação desses espaços de comercialização dialoga com a missão da Secretaria Municipal de Cultura (Secult) e a Lei do Sistema Municipal de Cultura, que promovem a diversidade cultural, a valorização dos artistas locais, o fortalecimento da economia criativa e o acesso democrático aos bens culturais.

O vereador também destaca que a economia criativa é reconhecida como uma das diretrizes do Plano Nacional de Cultura (PNC), por seu papel na geração de emprego e renda e na preservação de tradições. A feira e a loja colaborativa, portanto, contribuem para consolidar Parauapebas como um polo de referência no artesanato e nas expressões culturais regionais.

Moratorio acredita que ambas representam “uma oportunidade para dinamizar a economia local, valorizar a identidade amazônica e consolidar o município no circuito do turismo nacional e internacional”.

A medida, de acordo com o presidente da Câmara, pode abrir novas oportunidades de trabalho e renda para cerca de 2 mil profissionais já credenciados no Mapa Cultural de Parauapebas, incluindo músicos, escritores, atores e dançarinos, além de 88 artesãos, a maioria mulheres e mães solo.

A Indicação nº 542/2025 foi aprovada na sessão ordinária realizada na terça-feira (02/09). Após a aprovação, seguiu para análise do prefeito Aurélio Goiano, com cópia para a Secult.

Texto: Nayara Cristina / Foto: Renato Resende / AscomLeg 2025

 

Fim do conteúdo da página