Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias (2) > Zé do Bode propõe atenção aos idosos, à saúde mental dos jovens e à economia local
Início do conteúdo da página

Zé do Bode propõe atenção aos idosos, à saúde mental dos jovens e à economia local

Duas indicações e três requerimentos foram apresentados pelo vereador Zé do Bode (União), na sessão ordinária da Câmara Municipal de Parauapebas realizada na última terça-feira (2). As medidas buscam aprimorar os serviços públicos em áreas como saúde, assistência social e economia.

  • Publicado: Segunda, 08 de Setembro de 2025, 16h22
  • Última atualização em Segunda, 08 de Setembro de 2025, 18h18

Zé do Bode (União)

Atendimento domiciliar para idosos
Por meio da Indicação nº 540/2025, Zé do Bode propôs a ampliação do programa de acompanhamento domiciliar para idosos acamados e em situação de vulnerabilidade, com foco na continuidade, humanização e integração entre saúde, assistência social e redes comunitárias.

O vereador destacou que o número de idosos cresce em Parauapebas e muitos enfrentam dificuldades para ter acesso a serviços de saúde e assistência social. “Em diversos casos, a família não dispõe de condições financeiras, estruturais ou de tempo para garantir os cuidados adequados, tornando esses cidadãos ainda mais vulneráveis”, relatou.

De acordo com o parlamentar, embora o município já conte com iniciativas como o Serviço de Atenção Domiciliar (SAD) e o Aconchego do Idoso, ainda há carência de uma ação integrada e contínua que una saúde, assistência social e apoio familiar. Desta forma, a sugestão de Zé do Bode é para que seja implantado um programa específico de acompanhamento domiciliar, que proporcione "atendimento médico, de enfermagem e acompanhamento social diretamente na residência dos idosos".

Plano de saúde mental para jovens
Já na Indicação nº 541/2025, Zé do Bode sugeriu a criação de um Plano Municipal de Saúde Mental, com a disponibilização de psicólogos nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e programas de prevenção voltados especialmente para jovens de Parauapebas.

O parlamentar ressaltou que a saúde mental é um dos maiores desafios sociais da atualidade, especialmente entre a juventude. E a carência de profissionais especializados nas UBSs compromete o diagnóstico precoce, o acompanhamento contínuo e a prevenção de transtornos psicológicos.

Para o vereador, o Plano Municipal de Saúde Mental é “uma medida essencial para reduzir o sofrimento psíquico, prevenir agravos e assegurar qualidade de vida, alinhando-se ao que preconiza a Política Nacional de Saúde Mental e o Estatuto da Criança e do Adolescente”.

Audiência pública sobre o comércio local
Logo depois, Zé do Bode apresentou o Requerimento nº 178/2025, no qual requisitou a realização de uma audiência pública para debater sobre o fortalecimento do comércio local e as alternativas para fomentar a economia de Parauapebas.

Na justificativa da proposição, o vereador ressalta que o município possui uma das economias mais relevantes do estado do Pará, com forte dependência da mineração. No entanto, observa-se que o comércio local, formado por micro e pequenos empreendedores, enfrenta muitos desafios, como a alta carga tributária, dificuldade de acesso a crédito. Além disso, o parlamentar afirma que “a gestão municipal tem promovido contratações milionárias de empresas de fora da cidade e tudo isso vem agravando a crise econômica e causando a baixa circulação do dinheiro no município.”

Zé do Bode acredita que a audiência pública possibilitará “ouvir diretamente comerciantes, representantes de entidades como ACIP e CDL, empresários locais, órgãos de fiscalização, além da gestão municipal, para debater as causas dessa estagnação e debater soluções efetivas e integradas.”

Fiscalização da saúde
Em seguida, no Requerimento nº 179/2025, Zé do Bode cobrou da Secretaria Municipal de Saúde informações sobre a fila de espera para exames e cirurgias de alta complexidade no município. Ele citou relatos de cidadãos que aguardam há muito tempo por procedimentos e a persistência de filas antigas.

O vereador enfatizou que o atraso prolongado em exames e cirurgias prejudica o diagnóstico precoce, compromete tratamentos, sobrecarrega o sistema municipal e agrava o sofrimento dos pacientes, alguns em situação de risco clínico. “O município, que possui expressiva arrecadação, precisa oferecer respostas claras à população sobre a atual situação da fila de espera, bem como adotar providências urgentes para reduzir o tempo de atendimento”, defendeu.

De acordo com Zé do Bode, “a solicitação visa garantir transparência, eficiência na gestão da saúde e respeito aos cidadãos que, em situação de vulnerabilidade, necessitam de tratamento imediato.”

Atenção às comunidades Palmares I e II
Por fim, Zé do Bode apresentou o Requerimento nº 180/2025, no qual solicitou do Poder Executivo o cronograma de obras e serviços a serem executados nas comunidades Palmares I e II. O vereador afirmou que os moradores se sentem "esquecidos" pela gestão municipal em relação a obras de infraestrutura, revitalização de praças, manutenção da iluminação pública e serviços de limpeza.

“Essas comunidades carecem de maior atenção do Poder Público. A falta de informações claras sobre os cronogramas de execução das atividades gera insegurança e desconfiança na população, que muitas vezes se vê obrigada a conviver com vias danificadas, escuridão por falta de iluminação adequada, lixo acumulado e ausência de manutenção em espaços públicos”, relatou.

Encaminhamento
As cinco proposições de Zé do Bode foram aprovadas e encaminhadas para providências do Poder Executivo Municipal.

Texto: Nayara Cristina / Foto: Renato Resende / AscomLeg 2025

 

Fim do conteúdo da página