Elias da Construforte propõe vacinação contra HPV nas escolas de Parauapebas
A vacinação contra o HPV nas escolas das redes pública e particular de Parauapebas foi solicitada pelo vereador Elias da Construforte (PV), por meio da Indicação nº 533/2025, apresentada na sessão ordinária da Câmara Municipal de Parauapebas da última terça-feira (2).
Elias da Construforte (PV)
Na proposição, o parlamentar argumenta que a imunização contra o HPV é uma das medidas mais eficazes reconhecidas pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e pela Organização Mundial da Saúde para a redução do câncer de colo do útero, bem como de outras doenças associadas ao vírus. "Ao levarmos a vacinação diretamente às escolas do nosso município, tanto da rede pública quanto da rede particular, ampliaremos o alcance dessa importante política de saúde", afirmou.
Maior adesão e conscientização
Para Elias da Construforte, a realização da vacinação no ambiente escolar facilita o acesso e aumenta a adesão, eliminando barreiras comuns como a dificuldade de deslocamento, a falta de tempo dos pais/responsáveis e a desinformação. "Dessa forma, conseguimos atingir de maneira mais rápida e eficiente o público-alvo prioritário: meninas em idade escolar, garantindo maior cobertura vacinal e, consequentemente, maior proteção para toda a comunidade", destacou o parlamentar.
O vereador ressaltou que a iniciativa alinha-se aos princípios do SUS: universalidade, integralidade e equidade, pois garantirá que todas as meninas tenham acesso ao mesmo cuidado, independentemente da escola em que estudem.
Elias da Construforte também enfatizou que a vacinação precoce contra o HPV é capaz de transformar o cenário da saúde da mulher, já que o câncer de colo do útero é uma das principais causas de morte entre as mulheres no Brasil. "É, portanto, uma ação de enorme impacto social e de longo alcance para a saúde da mulher", concluiu.
A proposta sugere ainda que a campanha seja acompanhada de atividades educativas e palestras, para fortalecer uma cultura de prevenção na comunidade.
A Indicação nº 533/2025 foi aprovada e enviada ao Poder Executivo Municipal, para que avalie a possibilidade de realizar a vacinação contra o HPV nas escolas públicas e particulares de Parauapebas.
Texto: Nayara Cristina / Foto: Renato Resende / AscomLeg 2025
Redes Sociais