Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias (2) > Alex Ohana pede mais fiscalização sobre o uso de cerol e linha chilena em Parauapebas
Início do conteúdo da página

Alex Ohana pede mais fiscalização sobre o uso de cerol e linha chilena em Parauapebas

Foi aprovada pela Câmara Municipal de Parauapebas, na sessão ordinária realizada na última terça-feira (5), a Indicação nº 440/2025, de autoria do vereador Alex Ohana (PDT), que solicita ao Poder Executivo a intensificação das ações educativas e fiscalizatórias contra o uso de cerol e linha chilena no município.

  • Publicado: Segunda, 11 de Agosto de 2025, 10h46
  • Última atualização em Segunda, 11 de Agosto de 2025, 13h28

 

Alex Ohana (PDT)

Na justificativa da proposição, o vereador ressaltou que os materiais cortantes são aplicados nas linhas com o intuito de cortar outras pipas, mas acabam provocando acidentes gravíssimos, mutilações e óbitos. Para reforçar a urgência da medida, Ohana citou um exemplo de acidente que ocorreu recentemente em Parauapebas.

"O uso de cerol e linha chilena é uma prática extremamente perigosa, que tem causado acidentes em diversas cidades, inclusive aqui em Parauapebas, onde, recentemente, no dia 3 de agosto, um motociclista foi ferido após ser cortado por linha com cerol no bairro Liberdade II", relatou.

Mesmo com a existência da Lei Municipal nº 4.905/2020, que proíbe o uso desses materiais cortantes, o vereador argumentou que a fiscalização e a conscientização ainda são insuficientes. "Apesar da existência dessa legislação, muitos ainda desconhecem a gravidade das linhas de cerol tanto para pedestres quanto para motociclistas", enfatizou.

O vereador propôs a realização de campanhas de conscientização via redes sociais, materiais impressos, rádios, palestras em escolas, igrejas, associações de moradores, unidades de saúde e demais espaços públicos. Solicitou ainda a intensificação da fiscalização por parte da Guarda Municipal, em parceria com o Conselho Tutelar, a Polícia Militar e a Secretaria Municipal de Educação.

Para Alex Ohana, a solução passa pela união de esforços. "A educação aliada à fiscalização é a maneira mais eficaz de preservar vidas e garantir a segurança pública, formando uma sociedade mais responsável e segura", concluiu.

A indicação foi encaminhada para o Poder Executivo, que avaliará a implementação das ações sugeridas.

Texto: Nayara Cristina / Foto: Renato Resende / AscomLeg 2025

 

Fim do conteúdo da página