Câmara de Parauapebas aprova moções de congratulação para ONGs que defendem a causa animal
A atuação da Associação dos Amigos e Protetores dos Animais e Meio Ambiente (Apama), do Instituto Anjos de Patas e do Instituto Amigos de Patas foi reconhecida pela Câmara Municipal de Parauapebas durante a sessão ordinária desta terça-feira (5).
Zé do Bode (União) é o autor das moções.
Na ocasião, foram aprovadas, por unanimidade, três moções de congratulação para as Organizações Não Governamentais (ONGs) que defendem a causa animal do município. As homenagens são de autoria do vereador Zé do Bode (União).
Apama
A Moção de Congratulação nº 3/2025 homenageou a Apama, que completa 13 anos de atuação em Parauapebas. A entidade é formada por um grupo de 15 voluntários e é presidida por Byancka de Lavor. Zé do Bode destacou o vasto histórico da instituição, que é uma referência no cuidado com animais em situação de vulnerabilidade.
"Desde sua fundação em 2012, a APAMA tem se posicionado como uma verdadeira voz ativa pela dignidade animal e pelo equilíbrio entre bem-estar animal e saúde pública", afirmou.
O vereador ressaltou o impacto do trabalho voluntário da entidade, que já realizou mais de 5.500 atendimentos veterinários e 5.000 castrações, além de promover dezenas de feirinhas de adoção responsável.
“Os voluntários não medem esforços para transformar a realidade de cães, gatos e demais animais vítimas de maus-tratos, doenças ou abandono, como revelam histórias emocionantes de superação e adoção”, relatou.
Instituto Anjos de Patas
Já o Instituto Anjos de Patas foi homenageado por meio da Moção de Congratulação nº 4/2025. A instituição, fundada em 2017 por iniciativa da atual presidente Rosineide Rodrigues, foi reconhecida pelo trabalho no resgate e tratamento de animais em situação de abandono e maus-tratos.
Em sua justificativa, Zé do Bode destacou o compromisso da ONG, que atende a uma grande variedade de animais. "Com mais de 3 mil atendimentos realizados, entre cães, gatos, coelhos e até cavalos, o Instituto tem sido um verdadeiro símbolo de compromisso, amor e dedicação à causa animal". O parlamentar mencionou os desafios diários da entidade, que, mesmo com um alto custo mensal médio de R$ 35 mil, se mantém por meio de doações, emendas parlamentares e da solidariedade da população.
Amigos de Patas
Por fim, também foi homenageado o Instituto Amigos de Patas com a Moção de Congratulação nº 5/2025, em reconhecimento ao trabalho voluntário e resiliente em favor dos animais. A entidade foi fundada em 2020, por Tatiane Santos, Gileide Santos e Seni Fonseca. A história da ONG, segundo Zé do Bode, é um exemplo de superação e dedicação.
"Com poucos recursos e muita dedicação, essas três mulheres conduzem diariamente um trabalho silencioso, mas de enorme valor social e humanitário", destacou o vereador ao se referir às fundadoras do Instituto.
O vereador explicou ainda que a entidade, que já acolheu mais de 600 cães, sobrevive exclusivamente de doações e desempenha um papel educativo e de conscientização sobre a guarda responsável.
Para Zé do Bode, as moções de congratulação são uma forma de “reconhecer e agradecer publicamente” a Apama, o Instituto Anjos de Patas e o Instituto Amigos de Patas pela “contribuição humanitária, social e ambiental” com o município de Parauapebas.
Texto: Nayara Cristina / Foto: Renato Resende / AscomLeg 2025
Redes Sociais