Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias (2) > Leandro do Chiquito propõe fraldários em UBS, revitalização de praça e cobra transparência sobre IPTU Verde e iluminação pública
Início do conteúdo da página

Leandro do Chiquito propõe fraldários em UBS, revitalização de praça e cobra transparência sobre IPTU Verde e iluminação pública

Durante a sessão ordinária realizada nesta terça-feira (15), o vereador Leandro do Chiquito (Solidariedade) apresentou proposições importantes voltadas à melhoria da infraestrutura urbana, atendimento humanizado na saúde, além de medidas de incentivo à sustentabilidade e à transparência na gestão pública.

  • Publicado: Quarta, 16 de Abril de 2025, 12h35
  • Última atualização em Quarta, 16 de Abril de 2025, 12h44

Vereador Leandro do Chiquito

Instalação de fraldários nas UBSs

Com foco na saúde e conforto das famílias com bebês e crianças pequenas, o vereador indicou (Indicação nº 177/2025) ao Poder Executivo a necessidade de instalação de fraldários em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município.

“É uma medida simples, mas que tem grande impacto na qualidade do atendimento e no bem-estar das famílias que dependem da rede pública de saúde, que não vão mais estar em situações desconfortáveis ao trocar os pequenos”, destacou Leandro do Chiquito.

Reforma da Praça Mahatma Gandhi

Outra indicação, de nº 178/2025, solicitou a reforma e revitalização da Praça Mahatma Gandhi, no Bairro Cidade Nova. O espaço, que serve como ponto de lazer, encontro e comércio local, encontra-se em condições precárias, segundo o vereador.

A proposta prevê a instalação de novos equipamentos, iluminação adequada, manutenção das áreas verdes e melhorias na infraestrutura geral da praça. A medida busca promover segurança, lazer e integração comunitária, além de fomentar o comércio e valorizar a região.

Situação da implementação do IPTU Verde

Além das indicações, o vereador também apresentou dois requerimentos que cobram esclarecimentos do Poder Executivo.

O vereador solicitou, no Requerimento nº 77/2025, informações formais sobre o andamento do IPTU Verde. O programa que prevê descontos no imposto para imóveis que adotem práticas sustentáveis. A iniciativa visa incentivar ações como o uso de energia solar, reaproveitamento de água e manutenção de áreas verdes.

“Precisamos saber se o programa está de fato saindo do papel. O IPTU Verde é uma ferramenta importante para estimular a consciência ambiental e o desenvolvimento sustentável”, explicou o vereador.

Arrecadação e destinação da CIP

A última proposição (Requerimento nº78/2025) busca esclarecimentos sobre a arrecadação e o uso dos recursos da Contribuição para Custeio do Serviço de Iluminação Pública (CIP), cobrada nas faturas de energia elétrica da população.

O parlamentar pede informações sobre o montante arrecadado, os investimentos realizados e os planos para manutenção e expansão da iluminação pública no município, diante das constantes reclamações de moradores sobre falhas no serviço.

Encaminhamento

Após serem apresentadas, as proposições foram aprovadas pelos parlamentares e agora seguem para análise do Poder Executivo e órgãos competentes.

Texto: Josiane Quintino / Foto: Renato Resende (AscomLeg 2025)

Fim do conteúdo da página