Zé do Bode requer novo hospital municipal e mais vagas em creches
Durante a sessão ordinária desta terça-feira (15), o vereador Elvis Silva Cruz, o Zé do Bode (União), apresentou importantes proposições que tratam de saúde pública, educação infantil, fiscalização de políticas para mulheres e qualidade da água no município de Parauapebas. As iniciativas incluem indicações ao Poder Executivo e requerimentos de informações a órgãos municipais.

Vereador Zé do Bode
Novo hospital municipal
Por meio da Indicação nº 198/2025, Zé do Bode propôs ao Executivo a aquisição ou construção de um novo hospital municipal. A proposta se justifica diante da possível regionalização do Hospital Geral de Parauapebas (HGP), cuja gestão poderá ser assumida pelo Governo do Estado do Pará.
O vereador destacou que o HGP, já sobrecarregado, não tem conseguido atender à crescente demanda da cidade, que hoje ultrapassa os 300 mil habitantes. Com a regionalização, o hospital passará a receber pacientes de outros municípios, o que pode gerar um colapso no sistema de saúde local.
Ampliação de vagas em creches
A Indicação nº 199/2025 solicita um estudo de viabilidade para expandir a rede municipal de educação infantil, com foco na criação de novas vagas em creches para crianças de 1 a 3 anos.
Segundo o parlamentar, nos últimos dois anos a Secretaria Municipal de Educação teve que adotar medidas emergenciais para amenizar a demanda, como a abertura de turnos intermediários. Ainda assim, muitas crianças ficaram sem atendimento, especialmente de 1 a 2 anos, o que afeta principalmente mães solo que dependem das creches para poderem trabalhar.
“Investir em creches é investir no futuro das crianças e na autonomia das mulheres”, pontuou Zé do Bode.

Além das indicações, o vereador também apresentou três requerimentos importantes solicitando informações sobre saúde, assistência à mulher e qualidade da água no município.
Regionalização do HGP
O vereador Zé do Bode solicitou que o presidente da Câmara, vereador Anderson Moratorio, oficialize ao prefeito informações detalhadas sobre o processo de regionalização do Hospital Geral de Parauapebas - HGP. A intenção é fiscalizar como será feita a transição de gestão para o governo estadual, e quais os impactos sobre os serviços, os servidores municipais, o financiamento e a estrutura hospitalar.
Funcionamento da Casa da Mulher
Diante de denúncias de que a Casa da Mulher não está oferecendo oficinas e cursos de qualificação profissional, o vereador requereu à Secretaria Municipal da Mulher um relatório completo das atividades, número de mulheres assistidas, especialmente vítimas de violência, e os encaminhamentos realizados nos últimos três meses.
Qualidade da água
Com base em reclamações de moradores dos bairros Cidade Jardim e Tropical, que relataram água amarelada saindo das torneiras, o vereador solicitou ao SAAEP informações detalhadas sobre o tratamento da água, produtos químicos utilizados, padrões de qualidade, frequência de análises e medidas emergenciais em caso de irregularidades.
Encaminhamentos
As proposições apresentadas por Zé do Bode foram aprovadas em unanimidade pelo plenário e serão enviadas ao Poder Executivo, que deverá analisar e, se houver disponibilidade orçamentária, implementar os pedidos. Quanto aos Requerimentos, estes devem ser oficialmente respondidos pela administração municipal.
Texto: Josiane Quintino / Foto: Renato Resende (AscomLeg 2025)