Erica Ribeiro pede continuidade e ampliação do programa "Gira Renda" em Parauapebas
A vereadora Erica Ribeiro (PSDB) apresentou na Câmara Municipal de Parauapebas a Indicação nº 154/2025, na qual solicitou ao Poder Executivo a continuidade e o fortalecimento do programa "Gira Renda", com o aumento do valor do benefício para R$ 300 mensais.
Erica Ribeiro (PSDB)
De acordo com a parlamentar, o programa, que foi criado com o intuito de auxiliar famílias que vivem em situação de absoluta vulnerabilidade econômica, foi finalizado no mês passado. "Vejo no Gira Renda tantas vantagens que foi com profunda tristeza que constatei a disposição da Secretaria Municipal de Assistência Social em encerrar o programa neste último mês de março", lamentou.
Na justificativa do pedido para que o Poder Executivo mantenha o benefício, Erica Ribeiro destacou o impacto do programa na vida de milhares de famílias do município.
“O recurso mensal recebido se transforma em comida na mesa. O impacto social de um projeto que transfere renda não pode ser medido em números. Trata-se, aqui, de milhares de famílias que, graças ao Gira Renda, puderam alimentar seus filhos, enquanto lutam por outros meios de subsistência”, enfatizou.
A vereadora também pontuou o benefício econômico indireto do programa para o município. "Ao transferir recursos que são integralmente gastos no comércio local, o Gira Renda tem a vantagem adicional de injetar uma quantidade significativa de recursos na economia de Parauapebas", argumentou.
Diante do cenário de crescente inflação e aumento dos preços dos alimentos, Erica Ribeiro alertou para o impacto negativo que a interrupção do "Gira Renda" teria sobre seus beneficiários. "Entendo que, no momento de inflação crescente, quando os preços dos alimentos disparam, interromper o programa será um duro golpe para os milhares de beneficiários do Gira Renda", afirmou.
A parlamentar ainda cobrou o cumprimento de uma promessa de campanha do gestor municipal. "Conforme promessa de campanha do prefeito Aurélio Goiano, solicito que seja mantido o programa e que o benefício seja majorado para R$ 300 mensais, ainda que a gestão municipal queira renomear o programa para renda cidadã, como divulgado durante o pleito eleitoral", declarou.
A vereadora também apontou a disponibilidade de recursos no orçamento municipal para atender à sua solicitação e acrescentou que, caso o valor não seja suficiente para manter o Gira Renda, o Poder Executivo poderá remanejar os recursos necessários.
A Indicação nº 154/2025 foi enviada para análise do Poder Executivo Municipal, que deverá avaliar a possibilidade de manter, fortalecer e ampliar o programa "Gira Renda".
Texto: Nayara Cristina / Foto: Renato Resende / AscomLeg 2025