Vereadores propõem investimentos em energia para garantir melhorias na saúde, segurança e iluminação pública
Na sessão ordinária da Câmara Municipal de Parauapebas desta terça-feira (8), a energia esteve em pauta em três indicações que visam garantir o fornecimento energético em áreas cruciais como a saúde na zona rural, a iluminação pública para proporcionar segurança à população e a produção de energia limpa para a economia municipal. As proposições são de autoria dos vereadores Sadisvan Pereira (PRD) e Leandro do Chiquito (SD).
Sadisvan Pereira (PRD)
Geradores de energia a combustão
Sadisvan Pereira apresentou a Indicação nº 151/2025, na qual sugeriu ao Poder Executivo a aquisição e implantação de geradores de energia a combustão nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) rurais.
Para o parlamentar, a medida é essencial, pois vai assegurar a continuidade do atendimento médico em locais remotos. "A instalação desses geradores é fundamental, pois garantirá a continuidade dos serviços de saúde nas áreas rurais em casos de falta de energia elétrica, situação que pode prejudicar o atendimento à população", justificou.
O vereador enfatizou ainda que a autonomia energética proporcionada pelos geradores trará "maior segurança, tranquilidade e eficiência" para os profissionais de saúde, evitando interrupções críticas no funcionamento das unidades, especialmente em áreas com histórico de instabilidade no fornecimento.
Iluminação pública
Ainda sob a ótica da garantia energética, Sadisvan Pereira também solicitou, por meio da Indicação nº 152/2025, a implementação de iluminação pública na Avenida A, entre a Policlínica e o Residencial Alto Bonito. Embora focada na segurança, o pedido aborda a questão energética como um pilar fundamental para o bem-estar da população.
“A iluminação pública é essencial para garantir a segurança e o bem-estar da comunidade, melhorando a qualidade de vida dos moradores e proporcionando maior sensação de segurança, especialmente à noite”, ressaltou.
Energia limpa
A busca por autonomia e sustentabilidade energética foi abordada na Indicação nº 158/2025, de Leandro do Chiquito. Na matéria, o vereador pediu ao Poder Executivo a ampliação da usina fotovoltaica, que é gerida pela Secretaria Municipal de Mineração, Ciência e Tecnologia (SEMMECT).
Na proposição, Chiquito argumentou que a expansão da usina é uma medida estratégica para lidar com o crescente consumo de energia da prefeitura.
Leandro do Chiquito (SD)
"A ampliação da usina permitirá que mais instituições sejam beneficiadas, aumentando a economia nos gastos públicos com energia e promovendo um uso mais eficiente dos recursos municipais. Além dos benefícios econômicos, a expansão da usina fotovoltaica contribuirá para a redução das emissões de gases de efeito estufa", defendeu.
Aprovação
As três indicações foram aprovadas por unanimidade em plenário e, logo depois, encaminhadas para avaliação do Poder Executivo Municipal.
Texto: Nayara Cristina / Foto: Renato Resende / AscomLeg 2025