Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias (2) > Menos burocracia: Vereadora Graciele Brito propõe criação de Central de Serviços Públicos
Início do conteúdo da página

Menos burocracia: Vereadora Graciele Brito propõe criação de Central de Serviços Públicos

Com o intuito de proporcionar praticidade, agilidade e facilidade no acesso aos serviços públicos como, por exemplo, a emissão de documentos, a vereadora Graciele Brito (União) propôs ao prefeito de Parauapebas, Aurélio Goiano (Avante), que implante no município uma Central de Serviços Públicos.

  • Publicado: Sexta, 21 de Março de 2025, 12h02
  • Última atualização em Sexta, 21 de Março de 2025, 12h05

Graciele Brito (União)

A medida, sugerida por meio da Indicação nº 113/2025, foi apresentada na sessão ordinária da Câmara Municipal, realizada na última terça-feira (18). A ideia é centralizar diversos serviços em um único local, facilitando o acesso da população, principalmente das pessoas com menos familiaridade tecnológica, bem como reduzir a burocracia.

Entre os serviços que poderão ser disponibilizados, destacam-se: emissão de documentos como RG, CPF e Carteira de Trabalho; serviços de órgãos como Procon, Detran, Departamento de Arrecadação Municipal (DAM), Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Parauapebas (Saaep) e atendimento bancário; além de serviços de saúde, educação, segurança, jurídico e assistência social.

Na justificativa da indicação, Graciele Brito destacou a importância da medida para a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos, tendo em vista que a criação do referido espaço vai desburocratizar e modernizar os processos administrativos.

“A criação de uma Central de Serviços Públicos permitirá que a população resolva diversas demandas em um único local, evitando deslocamentos desnecessários e reduzindo a burocracia", afirmou a vereadora.

Na proposição, a parlamentar sugere ainda que a Central seja instalada em um local estratégico, de fácil acesso para a população. Para reforçar a viabilidade da iniciativa, Graciele Brito citou o modelo do Poupatempo, em São Paulo, como exemplo. “Inspirando-se nessa experiência, nosso município poderá estruturar um modelo próprio, adequado às necessidades locais", explicou.

A Indicação nº 113/2025 foi aprovada por unanimidade e encaminhada para o prefeito Aurélio Goiano.

Texto: Nayara Cristina / Foto: Renato Resende / AscomLeg 2025

 

Fim do conteúdo da página