Recuperação de vias é solicitada por vereadores de Parauapebas
Na sessão ordinária da Câmara Municipal de Parauapebas desta terça-feira (18), três proposições apresentadas pedem a recuperação de ruas e estradas. As matérias são de autoria de Graciele Brito (União) e Leandro do Chiquito (SD).
Parque dos Carajás I
Por meio da Indicação nº 77/2025, Graciele Brito alertou para a necessidade de correção do sistema de drenagem pluvial e pavimentação asfáltica das ruas Kanindé e Tupi, entre as ruas Krenakoré e Goitacaz, no Bairro Parque dos Carajás I.
Segundo a vereadora, os moradores estão sofrendo com problemas recorrentes de alagamentos e degradação das vias devido à obstrução das drenagens. A situação dificulta o trânsito de veículos e pedestres,além de aumentar os riscos de acidentes.
“A correção do sistema de drenagem pluvial é fundamental para evitar a formação de poças d'água e alagamentos, garantindo a segurança e a qualidade de vida da população. A pavimentação asfáltica, por sua vez, melhorará a trafegabilidade das vias que já estão prejudicadas por conta da alta vazão de água que tem passado nos dias chuvosos”, relatou.
Graciele Brito (União)
Jardim Canadá II
Leandro do Chiquito apresentou a Indicação nº 111/2025, na qual pediu a recuperação asfáltica das principais ruas do Bairro Jardim Canadá II.
De acordo com o parlamentar, as ruas em questão apresentam desgastes significativos, como buracos, desníveis e rachaduras, que comprometem a segurança e a mobilidade dos moradores, pedestres e motoristas.
“A recuperação asfáltica trará inúmeros benefícios para a comunidade, como a redução de acidentes, a melhoria da qualidade de vida dos moradores e o incentivo ao desenvolvimento econômico local”, enfatizou.
Leandro do Chiquito (SD)
Valentim Serra
O vereador Leandro do Chiquito também solicitou, por meio da Indicação nº 112/2025, a recuperação e manutenção das estradas da comunidade Valentim Serra, no perímetro até a escola União do Povo, na VS Terra Roxa.
A estrada, segundo Chiquito, desempenha um papel crucial no cotidiano da comunidade local, sendo a principal rota para o transporte escolar, escoamento de produtos agrícolas e deslocamento de moradores para atividades essenciais.
“Investir em obras de recuperação e manutenção, como patrolamento e encascalhamento, garantirá maior segurança, eficiência e qualidade de vida para os moradores, promovendo, assim, o desenvolvimento social e econômico da comunidade”, defendeu.
Encaminhamento
As três indicações foram aprovadas e enviadas para o prefeito Aurélio Goiano, com cópias para a Secretaria Municipal de Obras (Semob).
Texto: Nayara Cristina / Foto: Renato Resende / AscomLeg 2025