Parlamentares pedem implantação de Banco de Sangue e retorno de UBS do Novo Brasil
Na sessão ordinária realizada na terça-feira (11), a Câmara Municipal de Parauapebas aprovou duas indicações voltadas para a área da saúde.
Foto: Agência Pará
Entre as propostas, está a criação de um Banco de Sangue no município e o retorno da Unidade Básica de Saúde (UBS) do Novo Brasil para sua área de abrangência original.
Banco de sangue
Por meio da Indicação nº 64/2025, Sadisvan Pereira (PRD) solicitou ao Executivo Municipal a implementação de um Banco de Sangue na cidade. O parlamentar destacou a importância dessa iniciativa, principalmente diante do crescimento populacional de Parauapebas.
“Com o aumento da população, é essencial termos uma estrutura adequada para a coleta e armazenamento de sangue para emergências”, justificou.
Sadisvan Pereira (PRD)
O vereador ainda ressaltou que a criação do banco facilitaria o acesso a transfusões e ajudaria a salvar vidas, especialmente em situações de urgência. Como alternativa para viabilizar a implantação do Banco de Sangue, Sadisvan sugeriu uma parceria com a Fundação Hemopa (Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará), que é referência no estado.
UBS do Novo Brasil
A outra indicação aprovada foi a de nº 65/2025, de Léo Márcio (SD), que pediu o retorno da UBS Novo Brasil para sua área de abrangência inicial. De acordo com o parlamentar, há cerca de 11 meses a unidade está funcionando a cinco quilômetros de sua localização original, o que tem dificultado o acesso da população aos serviços de saúde.
“O número de atendimentos diários caiu de 150 para apenas 40 desde a mudança. Isso comprova o impacto negativo que essa alteração trouxe para os moradores da região”, argumentou.
Léo Márcio (SD)
Outra questão destacada pelo vereador se refere aos serviços prestados pela equipe de referência da Unidade de Saúde, que a partir da territorialização, garantem um planejamento adequado, promovendo ações dirigidas à população do território definido. Léo Márcio ressaltou também que a realocação está em conformidade com a Política Nacional de Atenção Básica, assegurando que as UBSs atendam áreas delimitadas de acordo com perfis epidemiológicos e demográficos, garantindo a cobertura universal de saúde.
Com as aprovações, as duas indicações foram enviadas para avaliação do prefeito Aurélio Goiano e do secretário municipal de Saúde, Marco Vinicius.
Texto: Nayara Cristina / Foto: Renato Resende / AscomLeg 2025