Guarda Municipal mais presente: vereador Sadisvan propõe implantação de bases nas divisas de bairros em Parauapebas
Por meio da Indicação nº 53/2025, o vereador Sadisvan Pereira (PRD) propôs ao Poder Executivo Municipal a regulamentação da implementação de bases fixas e móveis da Guarda Municipal nas divisas dos bairros da cidade.
Guarda Municipal de Parauapebas / Foto: Rafael Sousa - Ascom PMP
A proposição foi aprovada na sessão ordinária da Câmara Municipal de Parauapebas, realizada na última quinta-feira (6).
De acordo com o parlamentar, o objetivo da proposta é aumentar a segurança pública e a sensação de proteção dos moradores, através da presença constante dos agentes da Guarda Municipal em áreas consideradas vulneráveis.
"A segurança pública é um dos pilares fundamentais para a qualidade de vida da população, e sua ausência gera um crescente sentimento de insegurança", justificou.
Para Sadisvan, a instalação de bases fixas e móveis da Guarda Municipal nas divisas dos bairros permitirá uma atuação mais descentralizada e eficiente da corporação.
Sadisvan Pereira (PRD)
"A descentralização da atuação da Guarda Municipal facilitará o acesso da população aos serviços de segurança, reduzirá o tempo de resposta a ocorrências e reforçará ações preventivas", argumentou.
Ainda de acordo com a justificativa do parlamentar, a medida também visa fortalecer a colaboração entre a Guarda Municipal e as demais forças de segurança pública, além de promover atividades educativas e preventivas.
"A presença das bases contribuirá ainda para o desenvolvimento de atividades educativas e preventivas, fomentando a cultura da paz e o senso de responsabilidade comunitária", destacou.
A Indicação nº 53/2025 foi aprovada pelo plenário da Câmara Municipal e enviada para análise do prefeito Aurélio Goiano, com cópia para a Secretaria Municipal de Segurança Institucional e Defesa do Cidadão (Semsi), a qual a Guarda Municipal é vinculada.
Texto: Nayara Cristina / Foto: Renato Resende / AscomLeg 2025