Saúde: Vereadores cobram reforma nas UBS's, implantação de centro multidisciplinar e consultas oftalmológicas
As políticas públicas voltadas para a saúde receberam atenção especial durante a sessão ordinária desta terça-feira (19). O parlamento municipal debateu e aprovou quatro proposições solicitando a atuação do Poder Executivo Municipal para a área.
Centro Multidisciplinar
Por meio da Indicação nº 05/2025, a vereadora Erica Ribeiro (PSDB) pediu ao Poder Executivo Municipal que construa e implante um centro multidisciplinar para crianças com deficiência. Segundo a parlamentar, o objetivo do pedido é sensibilizar a administração municipal para a necessidade de criar um espaço destinado a atender crianças com as mais diversas deficiências, colocando à disposição delas um conjunto de profissionais, de diferentes áreas, prontos para ajudá-las a superar as limitações físicas ou mentais. "A preocupação em oferecer atendimento multidisciplinar às pessoas portadoras de deficiências é nacional e nossa cidade precisa estar na vanguarda da luta pela inclusão e apoio das pessoas e, em especial, das crianças com deficiência", assegurou a vereadora Erica Ribeiro.
Vereadora Erica Ribeiro
UBS Alto Bonito
Na Indicação nº 08/2025, a vereadora Maquivalda Barros (PDT) requisitou a retomada da obra de construção da Unidade Básica de Saúde (UBS) do Residencial Alto Bonito. Para a vereadora, a retomada das obras é uma medida essencial para atender às necessidades da comunidade local. Atualmente, os moradores enfrentam grandes desafios para ter acesso a serviços básicos de saúde, sendo obrigados a se deslocarem para outras regiões, o que compromete a qualidade e a continuidade do atendimento. A conclusão e entrega dessa UBS trará inúmeros benefícios, proporcionando atendimento próximo às residências dos moradores, reduzindo a necessidade de deslocamento e garantindo o acesso a programas, serviços e ações da Atenção Primária em Saúde. Além disso, a nova unidade ajudará a desafogar as demais unidades de saúde do município, permitindo um atendimento mais ágil, eficiente e humanizado para toda a população.
Vereadora Maquivalda Barros
Consultas Oftalmológicas
Já o vereador Léo Márcio (Solidariedade) sugeriu ao Poder Executivo que implante um Programa Municipal de Consultas Oftalmológicas, com a respectiva doação de óculos de grau à população. O pedido foi realizado na Indicação nº 09/2025, em que o parlamentar explicou que a criação de uma clínica pública especializada em consultas oftalmológicas, associada à doação de óculos de grau, busca atender uma importante demanda reprimida na área da saúde ocular. A falta de acesso às consultas regulares e a óculos corretivos afeta diretamente a qualidade de vida e o desempenho escolar e profissional de grande parte da população, especialmente crianças, idosos e pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica. "A iniciativa visa a prevenção e o tratamento de problemas de visão, reduzindo complicações futuras que podem gerar gastos ainda maiores para o sistema público de saúde, como casos de cegueira evitável. Além disso, a distribuição gratuita de óculos possibilita a inclusão social, melhora o rendimento escolar e amplia as oportunidades no mercado de trabalho, contribuindo para o desenvolvimento humano e social do município", destacou o vereador Léo Márcio.
Vereador Léo Márcio
Aquisição de ambulância e reforma da UBS Palmares II
A última proposição apreciada, de nº 13/2025, de autoria do vereador Tito do MST (PT), solicitava à gestão municipal a aquisição de uma ambulância tipo D, bem como a ampliação e reforma da Unidade de Saúde da comunidade da Palmares II. No pedido, o legislador afirmou que já foram registrados óbitos de moradores devido ao translado e demora das ambulâncias até a comunidade, o que prejudica o atendimento aos pacientes em estado crítico e em situação de urgência e emergência. E, ainda, com o aumento populacional da comunidade e ao entorno dela, faz-se necessária a conclusão da reforma e a ampliação da Unidade Básica de Saúde Jerônimo Freitas, sendo essa a pauta de necessidade urgente de saúde na comunidade, devido à unidade receber também as demandas da população vizinha rural.
