Recuperação asfáltica e reembolso de taxa de inscrição foram solicitadas pelos vereadores Aurélio Goiano e Eliene Soares
Na sessão ordinária desta terça-feira (10), os vereadores Aurélio Goiano e Eliene Soares cobraram do Poder Executivo Municipal atuação para o recapeamento asfáltico e a finalização do concurso público de 2023, com o reembolso das taxas de inscrição aos candidatos inscritos.
Recuperação de vias
A recuperação das Avenidas “Q” e “C-5”, no Bairro Cidade Jardim, foram solicitadas pelo vereador Aurélio Goiano (Avante) por meio da Indicação nº 340/2024.
Vereador Aurélio Goiano
Aurélio Goiano contou que recentemente visitou o local e dialogou diretamente com os moradores e trabalhadores da região, que expressaram preocupação com o estado crítico em que as vias se encontram.
As avenidas apresentam deterioração acentuada, como buracos profundos, erosões e trechos completamente danificados, que impossibilitam o tráfego de veículos e pedestres com segurança e comodidade. “Essas vias são de fundamental importância para a mobilidade urbana do Bairro Cidade Jardim, não apenas por conectarem residências e comércios locais, mas também por sua relevância no fluxo de veículos que transitam pela região. Atualmente, a condição intrafegável das avenidas tem gerado diversos transtornos, os buracos e a erosão dificultam a condução segura de veículos, podendo causar danos materiais e até acidentes graves, principalmente em dias de chuva, quando as condições de visibilidade e aderência se agravam”, ressaltou o vereador Aurélio.
O parlamentar ainda destacou que a precariedade do asfalto está resultando em custos elevados de manutenção para os moradores que utilizam diariamente essas vias.
Reembolso de taxa de inscrição
Com a anulação do concurso de 2023, devido a fraude, há a necessidade de reembolso do valor das inscrições aos candidatos. Porém, a devolução de fato ainda não ocorreu. Por isso, a vereadora Eliene Soares (Solidariedade) pediu ao Poder Executivo, na Indicação nº 342/2024, que dê satisfação aos candidatos sobre o cronograma de devolução da taxa de inscrição.
Vereadora Eliene Soares
Há dois meses, a prefeitura criou uma comissão para trabalhar na devolução da taxa, mas até hoje não houve nenhuma providência formal ou divulgação oficial da Administração acerca disso, o que gera muita especulação e questionamentos sobre a medida.
Conforme explicou a legisladora, o concurso público de 2023 para ingresso no quadro de pessoal permanente da Prefeitura de Parauapebas, que acabou anulado por fraude, frustrou milhares de candidatos em vários aspectos. “Até hoje nenhum dos quase 44 mil inscritos pagantes teve resposta definitiva acerca da devolução do valor da taxa de inscrição, para além de muito prejuízo daqueles que vieram de outras cidades e até mesmo de estados distantes. Por isso, é necessário que haja o devido reembolso o mais breve possível”, contou a vereadora Eliene Soares.
Encaminhamento
Após serem apresentadas, as indicações foram submetidas a votação parlamentar e aprovadas em unanimidade. Com o parecer favorável da Casa Legislativa, as proposições serão enviadas ao Poder Executivo Municipal para que analise e, se possível, implemente os pedidos.
Texto: Josiane Quintino / Fotos: Irisvelton Silva (AscomLeg)
Redes Sociais