Câmara de Parauapebas homenageia professora Filomena Fonseca com renomeação de escola
O nome da Escola Municipal de Educação Infantil Criança Esperança será alterado para “Filomena R. R. Fonseca”.
Rafael Ribeiro (União) é o autor do projeto.
A mudança está prevista no Projeto de Lei nº 166/2024, de autoria do presidente da Câmara Municipal de Parauapebas, vereador Rafael Ribeiro (União), aprovado na sessão ordinária realizada na terça-feira (10).
A alteração, de acordo com o autor da proposição, é uma homenagem à professora Filomena Fonseca, que dedicou 33 anos de sua vida à educação em Parauapebas. “É um reconhecimento à sua trajetória e à sua importância para a formação de diversas gerações. Filomena Fonseca, que faleceu em novembro de 2024, era conhecida por sua dedicação, carinho e amor pela profissão”, destacou.
Para o vereador, a proposta de renomear a escola é uma forma de imortalizar a memória de Filomena Fonseca e de agradecer por tudo o que ela fez pela educação em Parauapebas. Ao dar o nome da professora a uma escola, a cidade demonstra o reconhecimento à sua atuação.
O Projeto de Lei nº 166/2024 foi aprovado por unanimidade e enviado para sanção do prefeito Darci Lermen.
Quem foi Filomena Fonseca?
Nascida em Santa Filomena (PI), Filomena chegou em Parauapebas em 1990, como milhares de pioneiros, veio em busca de novas oportunidades, para uma vida melhor. Iniciou sua carreira na cidade em 1991, na Escola Chico Mendes I e desde então dedicou-se à educação na cidade.
Foi efetivada na rede municipal de ensino em 2004 e desempenhou diversas funções ao longo de sua carreira, como professora, coordenadora pedagógica e vice–diretora. Trabalhou em diversas escolas municipais e estaduais, sempre com o objetivo de oferecer uma educação de qualidade para seus alunos.
Filó, como carinhosamente era chamada, concluiu sua jornada educacional na Escola Criança Esperança, sempre respeitada pelos professores e querida por pais e alunos, que reconheciam nela a dedicação à educação. Ao todo, a professora Filomena Rodrigues Resplandes Fonseca dedicou 33 anos de sua vida à formação das futuras gerações e, depois de ter contribuído tanto para o desenvolvimento da cidade, faleceu no dia 20 de novembro de 2024, deixando um legado de amor, dedicação e generosidade.
Texto: Nayara Cristina / Fotos: Elienai Araújo / AscomLeg 2024
Redes Sociais