Câmara concede quatro novos Títulos de Cidadão Honorário
Reconhecendo a importância do trabalho de diferentes pessoas no desenvolvimento do município, a Câmara de Vereadores aprovou a concessão de novos Títulos de Cidadão Honorário durante a sessão ordinária desta terça-feira (26). A honraria é um meio de homenagear aqueles que contribuem com a comunidade de Parauapebas por meio de trabalhos sociais e ações que colaborem com a melhoria de vida da população do município.
Daiane Nogueira de Sousa
O Vereador Rafael Ribeiro (União) propôs a entrega da honraria a Daiane Nogueira de Sousa por meio do Projeto de Decreto Legislativo nº 48/2024.
Vereador Rafael Ribeiro
Daiane Sousa é natural de Araguaína, no Estado do Tocantins, e fixou residência em Parauapebas em 2015. Graduada em Administração, Daiane Sousa prestou concurso para o serviço público no município, foi aprovada e iniciou sua trajetória profissional em 2016, quando foi nomeada funcionária efetiva da Prefeitura Municipal.
Ao longo dos anos, Daiane Sousa se destacou pelo empenho e correção com que sempre desempenhou suas atividades e, em 2019, foi nomeada Coordenadora do Departamento Pessoal e Gestão do Trabalho, junto ao Gabinete do Prefeito de Parauapebas.
Edimilson do Nascimento Silva
No Projeto de Decreto Legislativo nº 49/2024, o vereador Elvis Silva, popularmente conhecido como Zé do Bode (União), concedeu o Título de Cidadão Honorário a Edimilson do Nascimento, conhecido como Manchinha.
Vereador Zé do Bode
Edimilson do Nascimento nasceu no povoado de Carnaíba de Dentro, município de Valença, no Estado do Piauí e chegou à cidade de Parauapebas em 1988 buscando melhores condições de vida para sua família.
Desde sua chegada, "Manchinha" contribuiu ativamente para o desenvolvimento econômico e social de Parauapebas. Ele iniciou sua trajetória profissional nas prestadoras de serviços da Vale, em Serra dos Carajás, desempenhando funções como auxiliar de limpeza e cortador de grama. Determinado a crescer, ingressou na área elétrica em 1990, onde se profissionalizou.
Em 2004, tornou-se empresário e fundou a Ômega Service, empresa que há 20 anos atua no município, gerando empregos, qualificando mão de obra local e contribuindo significativamente para o crescimento da cidade.
Giovanni Corrêa Queiroz
O Vereador Aurélio Goiano (Avante) propôs a concessão do Título de Cidadão Honorário a Giovanni Queiroz por meio do Projeto de Decreto Legislativo nº 47/2024.
Vereador Aurélio Goiano
Giovanni Queiroz é natural da cidade de Campina Verde, no Estado de Minas Gerais, e formou-se pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro em 1971, quando decidiu se mudar para o sul do Pará para servir como médico.
Sua primeira experiência política foi como prefeito de Conceição do Araguaia entre 1977 e 1982. O médico ingressou na vida pública em razão do seu reconhecimento com a comunidade local, que sempre contava com o seu apoio nas demandas primárias da região.
Chegou a lecionar matemática, geografia e inglês, na escola de ensino fundamental construída pelos próprios empresários locais na localidade chamada de Redenção, antes mesmo de virar município.
Já como Deputado Estadual, em 1987, participou da constituinte estadual, sendo o autor do projeto de lei de emancipação de diversos municípios no sudeste do Pará. Como Deputado Federal, trabalhou bravamente pela reorganização territorial brasileira, sendo lembrado por colocar em pauta a criação do Estado de Carajás, bem como, por ter estado à frente da Comissão de Orçamento do Congresso Nacional, garantindo orçamento para a conclusão da obra da alça viária, importante via de ligação do Estado do Pará.
Em 2015, foi nomeado como diretor de políticas públicas de emprego no Ministério do Trabalho em Emprego. Em 2016, foi nomeado presidente nacional na empresa brasileira de correios e telégrafos.
Em 2017, foi nomeado como Secretário de Estado Extraordinário de Produção-PA, sendo atualmente o Secretário de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (SEDAP), sendo ainda membro dirigente da Federação de Agricultura do Estado do Pará.
Mosar Antônio Souza
O Título de Cidadão Honorário a Mosar Antônio Souza foi proposto pelo vereador Josemir Santos (União) no Projeto de Decreto Legislativo nº 46/2024.
Vereador Josemir Santos
Mosar Souza é natural de João Pinheiro, em Minas Gerais, e reside em Parauapebas desde 1983. Exerceu atividade no ramo de transportes e mecânicas, sendo motorista de locadora, chefe de transporte leve da Sumic, responsável por seus serviços gerais, apontadoria, telefonia e refeição de campo. Acompanhou na montagem das primeiras escavadeiras Série 14, objetivando aprovisionamento de peças de garantia operacional.
Fez parte da equipe que implantou o processo de iniciação da terceirização de serviços, contatando empresas e dando suporte à contratadas e fiscalizando contratos. Idealizador da manutenção dessa relíquia da história do Projeto Carajás, responsável pela desmontagem do equipamento na Mina N1, transporte e montagem na Mina N5, atualmente no Aeroporto de Carajás.
Texto: Josiane Quintino (AscomLeg)
Redes Sociais