Página inicial > Últimas Notícias (2) > Eliene Soares pede ampliação do teletrabalho na administração municipal

Eliene Soares pede ampliação do teletrabalho na administração municipal

A vereadora Eliene Soares (Solidariedade) propôs ao Governo Municipal que amplie o acesso ao teletrabalho para uma parcela dos servidores de áreas burocráticas, que trabalhem com processos administrativos.

• Publicado: Sexta, 18 de Outubro de 2024, 09h51
  • Última atualização em Sexta, 18 de Outubro de 2024, 09h51

A sugestão da legisladora é que mais servidores do Executivo Municipal tenham o direito de concorrer ao trabalho remoto. Conforme alegou Eliene Soares, a medida vai trazer produtividade ao serviço público, enquanto a Administração Pública economiza com energia elétrica, materiais de consumo e insumos, e se torna mais ágil e eficiente na resolução de demandas do cidadão.

A proposta da vereadora foi apresentada ao plenário na sessão ordinária desta terça-feira (15), onde Eliene ressaltou que a Prefeitura de Parauapebas editou o Decreto nº 02, de 2022, para disciplinar o trabalho remoto ou teletrabalho no âmbito da Administração Direta, mas poucos servidores sabem disso. “Quase ninguém tem conhecimento que pode ter o direito de trabalhar remotamente e ninguém de setores administrativos burocráticos (que não é atendimento) está trabalhando remotamente. Sendo que, a medida pode ser uma mão na roda para a economia no próprio serviço público, uma vez que, com mais servidores produzindo em teletrabalho, é possível economizar energia e material de expediente nos prédios da Administração, enquanto os colaboradores podem cumprir jornadas flexíveis atreladas a uma produção semanal de demandas”, assegurou a parlamentar.

Segundo a vereadora Eliene Soares, o teletrabalho pode alcançar três mil servidores lotados em áreas administrativas em que houver disponibilidade e a possibilidade de estabelecer metas semanais a serem cumpridas pelos servidores.

Diante da economicidade e da eficiência que a ampliação do trabalho remoto pode proporcionar aos serviços públicos municipais, os demais vereadores aprovaram em unanimidade a Indicação nº 300/2024. Com a aprovação, a proposição segue para análise de viabilidade para implementação.

Texto: Josiane Quintino (AscomLeg)