Página inicial > Últimas Notícias (2) > Ações de incentivo ao ensino superior são propostas por Anderson Moratorio e Aurélio Goiano

Duas indicações, com pedidos de ações para incentivar e ampliar o ensino superior em Parauapebas, foram apresentadas pelos vereadores Anderson Moratorio (PRD) e Aurélio Goiano (Avante), na sessão ordinária desta terça-feira (15), da Câmara Municipal.

• Publicado: Quinta, 17 de Outubro de 2024, 11h41
  • Última atualização em Quinta, 17 de Outubro de 2024, 11h44

Anderson Moratorio (PRD) e Aurélio Goiano (Avante)

Fundo de incentivo
Na Indicação nº 305/2024, os parlamentares propuseram ao Poder Executivo Municipal a regulamentação e implantação do Fundo de Incentivo às Ações de Ensino Superior do Município de Parauapebas. De acordo com os vereadores, o fundo já existe, mas sua implementação efetiva depende da regulamentação pelo Executivo.

“Isso é crucial para que possamos ampliar as oportunidades para os jovens que enfrentam dificuldades financeiras ao buscar educação superior, promovendo a inclusão social e reduzindo a evasão escolar”, argumentaram na matéria.

Segundo os vereadores, o Fundo poderá promover a captação de recursos destinados ao investimento em educação de nível superior, incluindo áreas tecnológicas, científicas e de pesquisa. Ele também servirá para fortalecer as relações institucionais e os convênios, cooperações e parcerias com instituições de ensino superior, como universidades e outras instituições públicas.

Curso de medicina
Já na Indicação nº 306/2024, Moratorio e Goiano sugeriram ao Poder Executivo a criação de articulação institucional e a formalização de convênio ou acordo de cooperação com a Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) para a implantação do curso de medicina em Parauapebas.

“Com a formação de médicos na cidade, atenderemos à carência de profissionais na área da saúde, além de possibilitar que os alunos realizem estágios práticos em nossos hospitais. Isso promoverá um aprendizado integrado e um atendimento de qualidade à população, contribuindo para a melhoria da saúde pública”, enfatizaram.

Os parlamentares acreditam que a presença do curso de medicina na cidade pode incentivar o desenvolvimento de pesquisas e ações comunitárias, envolvendo os estudantes em projetos de promoção da saúde e prevenção de doenças.

As duas indicações foram aprovadas e enviadas para apreciação do governo municipal.

Texto: Nayara Cristina / Fotos: Elienai Araújo / AscomLeg 2024