Vereadores de Parauapebas pedem manutenção e videomonitoramento do Cemitério Jardim Eterno
Miquinha (PT) e Aurélio Goiano (Avante) apresentaram proposições solicitando ao governo municipal a realização de limpeza, manutenção e implantação de câmeras de monitoramento no Cemitério Jardim Eterno, o mais antigo de Parauapebas, localizado na confluência dos bairros da Paz e Rio Verde.
Na Indicação nº 250/2024, Miquinha pediu a manutenção e a implantação de câmeras de monitoramento e vigilância permanente no cemitério, atendendo a reivindicação de moradores dos arredores do local. Estes informaram ao parlamentar que a situação do espaço é de total abandono por parte do Poder Público Municipal.
“Os moradores relatam que, após a saída dos vigilantes responsáveis pela segurança do local, o cemitério se tornou um ponto de moradia para usuários de drogas e traficantes, a capela foi transformada em um alojamento e local de consumo de drogas”, relatou o vereador.
Miquinha - PT
Aurélio Goiano, por meio da Indicação nº 254/2024, também solicitou a limpeza e manutenção do cemitério e alertou para o fato de que o espaço se transformou em um ponto de encontro para venda e consumo de drogas.
O vereador enfatizou que é necessário remover o lixo, a vegetação excessiva e os objetos abandonados pelos usuários de droga que frequentam o espaço. Ademais, é preciso também realizar a restauração e o reparo das estruturas danificadas, como muros, portões e sepulturas.
“O estado insalubre do cemitério representa um sério risco à saúde dos moradores, uma vez que a falta de manutenção adequada facilita a transmissão de doenças ligadas a decomposição dos corpos enterrados. Além disso, a manutenção do cemitério é um sinal de respeito aos familiares dos falecidos enterrados, proporcionando o mínimo de conforto aos populares que vão visitar os túmulos”, ressaltou.
Aurélio Goiano - Avante
As duas indicações foram aprovadas na sessão ordinária da Câmara Municipal de Parauapebas realizada na terça-feira (25) e, posteriormente, enviadas para o prefeito Darci Lermen e secretários municipais de Segurança Institucional e Defesa do Cidadão, Pablo Oliveira; de Urbanismo, Morvan Cabral, e de Saúde, Alan Palha.
Texto – Nayara Cristina / Fotos: Elienai Araújo / AscomLeg 2024
Redes Sociais