Página inicial > Últimas Notícias (2) > Medidas para combate a leishmaniose em Parauapebas são solicitadas por Leandro do Chiquito

A realização de campanhas educativas para informar a população sobre os modos de transmissão, sintomas, prevenção e tratamento da leishmaniose é uma das medidas sugeridas por Leandro do Chiquito (Solidariedade) a fim de combater, prevenir e controlar a doença em Parauapebas.

• Publicado: Quinta, 27 de Junho de 2024, 14h37
  • Última atualização em Quinta, 27 de Junho de 2024, 14h47

Leandro do Chiquito - Solidariedade

Por meio da Indicação nº 251/2024, o vereador sugeriu ainda que a gestão municipal implemente medidas de controle dos vetores, tais como a pulverização de áreas de risco e a eliminação de focos de reprodução dos mosquitos transmissores;realização de mutirões de limpeza em áreas urbanas e rurais para reduzir criadouros de mosquitos; disponibilização de vacinas contra a leishmaniose para cães, gratuitas ou a baixo custo.

As ações devem disponibilizar ainda tratamento adequado para animais infectados, por meio de parcerias com clínicas veterinárias e organizações de proteção animal; realização de parcerias com universidades, ONGs, e outras instituições que possam colaborar com pesquisas e ações de controle da leishmaniose; e mobilização de recursos estaduais e federais para apoio às iniciativas de prevenção e controle da doença.

“A leishmaniose é uma preocupação crescente em nossa comunidade, com impacto significativo na saúde pública e no bem-estar animal. A adoção das medidas acima propostas visa reduzir a incidência da doença, proteger a população e promover um ambiente mais saudável’, argumentou Chiquito.

A Indicação nº 251/2024 foi apresentada e aprovada na sessão ordinária da Câmara Municipal de Parauapebas realizada nesta terça-feira (25), logo depois, foi encaminhada para o Poder Executivo Municipal.

Texto – Nayara Cristina / Fotos: Elienai Araújo / AscomLeg 2024