Página inicial > Últimas Notícias (2) > Anderson Moratorio e Aurélio Goiano apresentam três proposições conjuntas

Anderson Moratorio e Aurélio Goiano apresentam três proposições conjuntas

Finalização de obra, apoio financeiro para Feira da Biojoia e a participação de indígenas de Parauapebas na COP 30 estão entre os temas abordados nas proposições apresentadas, conjuntamente, pelos vereadores Anderson Moratorio (PRD) e Aurélio Goiano (Avante) na sessão ordinária da Câmara Municipal de Parauapebas de terça-feira (18).

• Publicado: Sexta, 21 de Junho de 2024, 09h40
  • Última atualização em Sexta, 21 de Junho de 2024, 11h11

Finalização de obra
Na Indicação nº 245/2024, Moratorio e Goiano pediram ao prefeito Darci Lermen que intervenha imediatamente para finalizar os trabalhos de manutenção das manilhas/aduelas na Rua Novo Horizonte, no trecho entre as Ruas 10 de Maio e Guanabara, no Bairro Rio Verde, promovendo e garantindo a segurança dos pedestres e a fluidez do tráfego naquela área.

De acordo com parlamentares, a Rua Novo Horizonte encontra-se em condições precárias devido à abertura de um grande buraco para manutenção das manilhas/aduelas subterrâneas, trabalho iniciado há quase dois meses pela Prefeitura Municipal. “No entanto, até o momento, os serviços não foram concluídos, e pior, a área não está devidamente sinalizada, representando um perigo iminente para os pedestres e condutores que transitam pela região”, relataram.

A situação da via tem impactado na mobilidade dos moradores e ainda os deixa suscetíveis a acidentes, por causa do buraco e da ausência de sinalização. “É imprescindível que a prefeitura atue prontamente para concluir os trabalhos de manutenção e providenciar a sinalização adequada da via”, enfatizaram.

Anderson Moratorio - PRD

Feira da Biojoia
Em seguida, Moratorio e Goiano apresentaram a Indicação nº 246/2024, na qual solicitam ao governo municipal que promova apoio financeiro e organizacional à realização das feiras das Feiras da Biojoia, Artesanato, Economia Solidária e Povos Indígenas, visando o fomento da economia local e a valorização cultural.

Os vereadores relataram na proposição que a realização das feiras representa uma oportunidade crucial para fortalecer a economia local e promover a valorização cultural da região. No entanto, para que esses eventos atinjam seu potencial máximo de impacto positivo, é fundamental que o Executivo Municipal, por meio de suas secretarias, assuma um papel proativo e efetivo na organização e apoio dessas iniciativas.

“O apoio financeiro a esses setores não só impulsiona suas atividades econômicas, mas também contribui para a preservação de técnicas artesanais tradicionais e métodos de produção sustentáveis, alinhados com os princípios de desenvolvimento econômico inclusivo e ambientalmente responsável”, argumentaram.

Aurélio Goiano - Avante

Participação na COP 30
Por fim, os parlamentares requisitaram à Mesa Diretora da Câmara, por meio do Requerimento nº 42/2024, que dialogue com governador do Pará, Helder Barbalho, para garantir a inclusão e representação adequada de Parauapebas, incluindo os representantes indígenas, na 30ª Conferência da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre Mudanças Climáticas (COP-30), a ser realizada em novembro de 2025, em Belém (PA).

Além do Governo do Estado, os vereadores pedem à Mesa Diretora que articule também com a Secretaria da Casa Civil do Estado do Pará; a Secretaria Extraordinária da COP-30, por meio do Ministério da Casa Civil e o Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima.

Moratorio e Goiano enfatizaram que a COP-30 é um evento de importância global, que reunirá líderes mundiais para discutir soluções cruciais para conter o aquecimento global e promover alternativas sustentáveis.

“A participação de Parauapebas, em conjunto com os representantes indígenas, na COP-30 é uma oportunidade ímpar para compartilhar experiências, buscar apoio internacional e contribuir para o fortalecimento das políticas de proteção e promoção dos direitos indígenas, bem como para o desenvolvimento sustentável das comunidades indígenas”, ressaltaram.

Aprovação
As três proposições de Anderson Moratorio e Aurélio Goiano foram aprovadas em plenário pelos demais vereadores. As duas indicações foram enviadas para o Poder Executivo Municipal. Já o requerimento foi encaminhado para a Mesa Diretora da CMP.

Texto – Nayara Cristina / Fotos: Elienai Araújo / AscomLeg 2024