Página inicial > Últimas Notícias (2) > Joel do Sindicato cobra informações sobre as barragens de rejeito da Vale localizadas em Parauapebas

Na sessão ordinária da Câmara Municipal de Parauapebas realizada terça-feira (4), o vereador Joel do Sindicato (PSDB) apresentou a Indicação nº 201/2024 propondo ao prefeito Darci Lermen que solicite à Vale informações, em linguagem simples, sobre as barragens de rejeito localizadas no município.

• Publicado: Quinta, 06 de Junho de 2024, 13h32
  • Última atualização em Quinta, 06 de Junho de 2024, 13h48

Joel do Sindicato - PSDB

“Considerando os riscos associados a essas estruturas e as possíveis consequências de um eventual rompimento, é fundamental que haja transparência e acesso às informações relevantes para a segurança e bem-estar dos cidadãos”, alertou o vereador na justificativa do pedido.

Joel do Sindicato ressaltou ainda a necessidade de verificar a conformidade das barragens com as normas e padrões de segurança vigentes, bem como de obter informações atualizadas sobre o plano de contingência estabelecido para lidar com eventuais emergências.

“Como mencionado no plano de contingência de 2023, a ruptura de uma barragem pode afetar diversos bairros do nosso município, o que torna ainda mais urgente a obtenção dessas informações”, destacou.

Além das informações sobre as barragens, o parlamentar pediu também a adoção das medidas necessárias para garantir a segurança dos moradores e a preservação do meio ambiente no município.

Sessões em Libras
Na mesma sessão, Joel do Sindicato apresentou ainda a Indicação nº 223/2024, na qual pediu à Mesa Diretora da Câmara que seja incluída a interpretação em Língua Brasileira de Sinais (Libras) nas transmissões das sessões da Casa de Leis em seus canais digitais.

“A iniciativa contribuirá significativamente para a democratização do acesso à informação, permitindo que pessoas surdas possam acompanhar e participar das discussões, debates e decisões que afetam diretamente suas vidas. Tal medida reforça o compromisso desta Casa Legislativa com a inclusão social e o respeito aos direitos de todas as pessoas”, argumentou o vereador.

Aprovação
As duas indicações foram aprovadas. A primeira foi enviada para análise do prefeito Darci Lermen e a segunda para o presidente da Câmara, vereador Rafael Ribeiro (União).

Texto – Nayara Cristina / Fotos: Elienai Araújo / AscomLeg 2024