Página inicial > Últimas Notícias (2) > Eliene Soares cobra retirada de fiação inutilizada das ruas de Parauapebas

Eliene Soares cobra retirada de fiação inutilizada das ruas de Parauapebas

Choques elétricos e quedas ao tropeçar em fios que ficam pendurados em postes ou caídos nas ruas são alguns dos riscos aos quais a população fica exposta devido a não retirada da fiação inutilizada de empresas de telecomunicações e provedores de internet. Tal situação tem sido alvo de reclamações constantes da população junto ao gabinete da vereadora Eliene Soares (SDD), que apresentou a Indicação nº 212/2024, cobrando ao governo municipal que exija das empresas responsáveis a retirada de cabos e fios em excesso das vias de Parauapebas.

• Publicado: Terça, 04 de Junho de 2024, 10h59
  • Última atualização em Terça, 04 de Junho de 2024, 11h12

Eliene Soares - SDD

Segundo a vereadora, a medida proposta “cumpre o dever do poder público, inclusive desta Casa de Leis, de proteger a cidade e a segurança de nossos cidadãos”, tendo em vista que “o acúmulo da fiação excedente traz risco à vida das pessoas”.

“Além da inclinação de postes, as instalações clandestinas, que não cumprem normas específicas de segurança, geram fios e cabeamento que ficam espalhados no chão ou pendurados, e que podem muitas vezes estar energizados, trazendo o risco de choque elétrico a quem tocá-los”, relatou Eliene.

A parlamentar lembrou ainda ações de colegas da Câmara que também tinham como objetivo resolver o problema com fios e cabeamentos no município. Joel do Sindicato (PSDB) já apresentou indicação sugerindo a implantação de infraestrutura subterrânea para fiação elétrica e cabos de telecomunicações, mas não foi atendido pelo Poder Executivo. E Léo Márcio propôs, por meio de projeto de lei, regulamentar o cabeamento e a fiação excessivos e inservíveis.

Há ainda a Lei Municipal nº 5.139/2022, que prevê a retirada dos fios, “mas sem obrigatoriedade, o que leva muitas empresas, sobretudo provedores de internet, a deixar tudo largado pelas ruas por onde passam”, descreveu a vereadora.

A Indicação nº 212/2024 foi apresentada e aprovada na sessão ordinária da Câmara Municipal de Parauapebas realizada na última terça-feira (28), logo depois, seguiu para o governo municipal.

Texto – Nayara Cristina / Fotos: Elienai Araújo / AscomLeg 2024