Página inicial > Últimas Notícias (2) > Eliene Soares sugere disponibilização de repelentes em repartições públicas e climatização de ambientes de saúde

Duas indicações foram apresentadas pela vereadora Eliene Soares (SDD) na sessão ordinária da Câmara Municipal de Parauapebas desta terça-feira (14).

• Publicado: Sexta, 17 de Mai de 2024, 08h55
  • Última atualização em Sexta, 17 de Mai de 2024, 09h04

Eliene Soares - SDD

Disponibilização de repelentes
Por meio da Indicação nº 180/2024, a parlamentar sugeriu ao governo municipal que analise a viabilidade de comprar e disponibilizar repelentes para utilização do público que busca atendimento em repartições da administração municipal, exatamente como foi feito com o álcool em gel durante a pandemia da Covid.

Eliene Soares acredita que a disponibilização gratuita de repelentes tem potencial para ampliar as estratégias de proteção às doenças causadas pelo mosquito Aedes Aegypti, como dengue, zika, chikungunya e a febre amarela urbana.

“O custo de um repelente nem sempre é acessível a todas as camadas da população, sobretudo àquelas em situação de vulnerabilidade econômica. Logo, a disponibilização gratuita pelo poder público amplia o acesso ao item e promove justiça social”, defendeu a vereadora.

Climatização de ambientes
Eliene Soares apresentou também a Indicação nº 181/2024, na qual propôs ao governo municipal que providencie a climatização dos ambientes destinados aos atendimentos de saúde da rede municipal.

A sugestão da parlamentar é utilizar recursos do orçamento reservados às ações da atenção primária para climatizar os espaços. A medida vai melhorar refletir diretamente na qualidade dos atendimentos realizados nas unidades de saúde do município e pode alcançar diretamente cerca de 190 mil usuários dos serviços do Sistema Único de Saúde (SUS) em Parauapebas.

“Um ambiente com espera climatizada contribui significativamente para a saúde do paciente, que, em situação de conforto, tende a se sentir mais relaxado e menos ansioso”, ressaltou Eliene Soares.

As duas indicações de Eliene Soares foram aprovadas e enviadas para o prefeito Darci Lermen, com cópias às secretarias de Administração (Semad), de Governo (Segov) e de Saúde (Semsa).

Texto: Nayara Cristina / Fotos: Elienai Araújo / Ascomleg 2024