Miquinha propõe realização de capacitação em primeiros socorros para profissionais da educação
Com o intuito de garantir a segurança e o pronto atendimento em situações de emergência nas escolas, o vereador Israel Miquinha (PT) apresentou a Indicação nº 173/2024 propondo ao governo municipal que realize curso de capacitação em primeiros socorros para os profissionais da educação, especialmente aos assistentes pedagógicos.
Miquinha - PT
O vereador ressaltou na proposição que em casos de quedas, engasgos, alergias, entre outros incidentes, o atendimento imediato faz toda a diferença e pode salvar vidas. “Crianças são imprevisíveis e podem enfrentar acidentes ou mal-estar a qualquer momento. Ter conhecimento em primeiros socorros permite que os profissionais ajam rapidamente e minimizem os riscos”, alertou.
Miquinha enfatizou ainda que a Lei Federal nº 13.722/2018 precisa ser cumprida. A referida norma tornou obrigatória a capacitação em noções básicas de primeiros socorros de professores e funcionários de estabelecimentos de ensino públicos e privados de educação básica e de estabelecimentos de recreação infantil.
“Os cursos de primeiros socorros devem ser oferecidos anualmente, com ênfase na prática e no uso correto dos equipamentos. Investir na capacitação em primeiros socorros é investir na segurança das nossas crianças”, argumentou.
A Indicação nº 173/2024 foi aprovada na sessão ordinária da Câmara Municipal de Parauapebas de terça-feira (7) e, posteriormente, encaminhada para o prefeito Darci Lermen, com cópia para o gestor da Secretaria de Educação, José Leal.
Texto: Nayara Cristina / Fotos: Elienai Araújo / Ascomleg 2024
Redes Sociais