Educação: vereadores indicam construção de escola, melhorias em biblioteca e ação para autistas
Melhorias em biblioteca pública, construção de uma nova escola e uma ação inclusiva para a proteção de alunos autistas foram algumas das ações propostas pelos vereadores do município de Parauapebas na sessão ordinária da Câmara Municipal desta terça-feira (5).
Biblioteca Municipal
Por meio da Indicação nº 525/2023, o vereador Israel Miquinha (PT) pediu a reforma e melhorias do prédio da Biblioteca Municipal Hernani Guimarães Teixeira. Segundo o vereador, “o estado atual da biblioteca demanda atenção, visto que diversos aspectos cruciais para o pleno funcionamento do espaço estão comprometidos”.
“Considerando o papel fundamental da Biblioteca Hernani Guimarães Teixeira como um espaço de disseminação cultural e educacional em nossa comunidade, a reforma proposta não apenas melhora as condições físicas, mas também contribuirá para a promoção do acesso ao conhecimento e da cultura em nosso município”, argumentou.
Miquinha (PT)
Escola Integral
Já na Indicação nº 527/2023, o vereador Josemir Silva (Pros) solicitou a construção de uma Escola de Ensino Integral no Bairro Vila Nova. De acordo com o parlamentar, atualmente a localidade conta com “grande número de alunos que precisam se deslocar em grandes distâncias para ter acesso ao ensino”.
“A construção de uma escola de ensino integral, além de eliminar a distância percorrida pelos alunos, proporcionará melhoria na segurança, despesas com deslocamentos, melhoria na acessibilidade, entre outras tantas vantagens”, justificou.
Josemir Silva (Pros)
Proteção de autistas
Por fim, a Indicação nº 532/2023, de autoria de Eliene Soares (MDB), propõe a regulamentação da Lei Municipal nº 5.242/2023, a fim de substituir o barulho da sirene nas escolas por sons mais suaves em respeito aos alunos autistas.
De acordo com a vereadora, apesar de vigente, a lei que é de sua autoria “padece de regulamentação por parte do Poder Executivo para ter eficácia e fazer com que seus efeitos sejam gradativamente aplicados e, principalmente, percebidos pela comunidade escolar à qual se destina”. “Seus benefícios devem alcançar diretamente cerca de 800 alunos autistas atualmente matriculados na rede pública municipal de ensino”, concluiu.
Eliene Soares (MDB)
As indicações foram aprovadas e encaminhadas ao Poder Executivo Municipal, para análise do prefeito Darci Lermen.
Texto: Nayara Cristina / Foto: Elienai Araújo / AscomLeg 2023
Redes Sociais