Vereadores solicitam a realização de novas obras para o município
A infraestrutura do município tem recebido a atenção dos parlamentares a cada sessão ordinária. Nesta terça-feira (16), os vereadores apresentaram seis novas proposições requisitando atuação do Poder Executivo em localidades carentes de obras, reformas e revitalizações.
Passarela suspensa
A realização de um estudo de viabilidade da construção de uma passarela suspensa e uma passarela térrea com semáforos para pedestres nas mediações da PA-275 com o Partage Shopping foi requisitada pelo vereador Josemir Santos (Pros) por meio da Indicação nº181/2023.
O legislador contou que Parauapebas abriga uma frota de 132 mil veículos, razão pela qual, é necessário implementar alternativas que beneficiem os pedestres, especialmente nos locais de grande movimentação. Assim, a construção de uma passarela suspensa e uma térrea com semáforo próximo ao Partage Shopping vai desafogar a trânsito e trazer mais mobilidade e segurança aos pedestres que por ali circulam diariamente.
Vereador Josemir Santos
Limpeza e recuperação asfáltica
A limpeza na vegetação e recuperação asfáltica nas Ruas Esmeralda, do Cobre e do Ouro, no Bairro Vale dos Carajás, foi requisitada pelo vereador Josivaldo da Farmácia (PP) na Indicação nº 200/2023.
Ao apresentar a proposição, o parlamentar contou que a Rua Esmeralda necessita urgentemente de uma limpeza na vegetação, bem como a recuperação asfáltica em vários pontos das ruas ao entorno da esquina da Rua do Cobre com a Rua Esmeralda. Este ponto se encontra com um buraco que já ocasionou diversos acidentes relatados pelos moradores, necessitando, portanto, de uma recuperação asfáltica.
O vereador Josivaldo da Farmácia ainda revelou que os bueiros também necessitam de atenção, pois se encontram entupidos e cheios de água, onde animais venenosos são avistados com frequência nas proximidades, colocando assim em risco a integridade dos pedestres que utilizam a rota diariamente, se tornando ainda mais perigoso no período noturno.
Vereador Josivaldo da Farmácia
Estação de tratamento de água
Por sua vez, o vereador Leandro do Chiquito (Pros) solicitou a realização de estudo técnico para a construção de estação de tratamento e distribuição de água no Bairro Betânia.
O pedido foi apresentado ao plenário por meio da Indicação nº 202/2023, onde o parlamentar contou que a solicitação tem a finalidade de levantar os dados necessários para a ampliação das redes de distribuição de água no Bairro Betânia, pois o perímetro é abastecido por carros pipas, cuja passagem ocorre de forma irregular e esporádica, fazendo com que a população constantemente enfrente a falta de água para realizar atividades básicas diárias.
Leandro do Chiquito explicou que a dificuldade de acesso à água potável traz um impacto gigantesco na vida da população, tornando os afetados vulneráveis a doenças. Além disso, não é raro o contato com fontes contaminadas que causam, por exemplo, diarreia e esquistossomose, fazendo com que a referida população procure frequentemente os postos de saúde.
Vereador Leandro do Chiquito
Limpeza de terrenos baldios
A intensificação na fiscalização quanto à limpeza e conservação dos lotes e terrenos baldios da cidade foi requisita pela vereadora Raianny Rodrigues (Pros).
Na Indicação nº 206/2023, a parlamentar destacou que um dos principais problemas na estrutura urbana é a existência de terrenos baldios, que são áreas vazias sem construções e que frequentemente se transformam em depósitos de lixo, atraindo animais nocivos e servindo como refúgio para criminosos e infratores.
Para ela, a quantidade considerável desses terrenos, especialmente nos bairros periféricos da cidade, precisam de mais atenção do poder público, já que parte da população não reconhece os riscos decorrentes do acúmulo inadequado de resíduos nesses lotes.
Vereadora Raianny Rodrigues
Pavimentação asfáltica
A realização de revitalização e pavimentação asfáltica nas Ruas Padre Cícero, João Prudêncio de Brito e Santos Drummond foi solicitada por meio da Indicação nº 208/2023 pelo vereador Francisco Eloecio (Republicanos).
Segundo contou o autor da proposição, as vias encontram-se em péssimo estado de conservação e a falta de infraestrutura nas ruas é notória, porque não existe trafegabilidade na Rua João Prudêncio de Brito (antiga Rua do Arame) há cerca de quatro meses, pois a via é muito íngreme e possui uma cratera obstruindo a via, o que tem fomentado o acúmulo de lodo na pista e ocasionado diversos acidentes.
Na Rua Padre Cícero, no perímetro entre Rua Perpétuo Socorro e Lauro Corona, também existe uma cratera que dificulta a passagem de veículos e transeuntes. O problema se estende a Rua Santos Dumont em continuidade com a Rua João Prudêncio de Brito, no perímetro entre Rua Daniela Perez e Rua Perpétuo Socorro. Conforme destacou o vereador Francisco Eloecio, nas vias citadas o número de buracos aumenta constantemente, causando sérios transtornos a todos os que precisam trafegar pela área. Além disso, os buracos acumulam muita lama, o que dificulta a visibilidade e aumenta o risco de acidentes.
Vereador Francisco Eloecio
Manutenção do cemitério Jardim Eterno
Por fim, o vereador Francisco Eloecio apresentou a Indicação n° 209/2023 pedindo ao Poder Executivo a realização do serviço de manutenção do Cemitério Jardim Eterno, localizado na Rua São João, no Bairro Rio Verde.
Segundo ressaltou o parlamentar ao apresentar o pedido ao plenário, o Cemitério Jardim Eterno apresenta diversas áreas com estruturas danificadas, muros desgastados e portões enferrujados. Tais condições comprometem a segurança dos visitantes, além de prejudicarem a estética e a dignidade do local. Ademais, a falta de manutenção regular resultou em acúmulo de lixo, detritos e vegetação excessiva dentro do cemitério. Tal situação desvaloriza o ambiente e dificulta a visita dos familiares aos túmulos de seus entes queridos. Durante períodos chuvosos, observa-se, ainda, a ocorrência de alagamentos em determinadas áreas do cemitério, o que prejudica a circulação de pessoas, impede o acesso aos túmulos, gerando desconforto e frustração para os visitantes.
De modo que, viabilizada a realização dos serviços de manutenção e conservação do Cemitério Jardim Eterno será garantida a preservação adequada do espaço.
Encaminhamento
Após as devidas apresentações, as proposições foram submetidas a votação parlamentar e aprovadas em unanimidade. Com o parecer favorável da Casa Legislativa, as indicações serão enviadas ao Poder Executivo, que deverá analisar e, se houver viabilidade orçamentária, implementar os pedidos.
Texto: Josiane Quintino / Fotos: Elienai Araújo (AscomLeg 2023)
Redes Sociais