Vereadores cobram do Poder Executivo a recuperação das vias do município
A recuperação das vias do município esteve em pauta na sessão ordinária desta terça-feira (02). O estado das ruas foi discutido pelos vereadores, que aproveitaram a ocasião para pedir urgência na recuperação de diversos trechos, que, conforme ressaltaram, encontram-se intrafegáveis.
Recuperação de vicinais na Serra do Cedro
Na Indicação nº 129/2023, o vereador Josemir Santos (Pros) requisitou ao Executivo municipal a inclusão, no planejamento de obras, da recuperação das vicinais que ligam a Comunidade Serra do Cedro, na região da Palmares 2.
De acordo com o parlamentar, devido ao inverno intenso com fortes chuvas, as estradas estão com forte erosão e encontram-se com o tráfego comprometido dificultando o deslocamento dos usuários desses assentamentos até a cidade.
“É por essas estradas que os produtores rurais trafegam vindo ao centro urbano trazendo seus produtos para venda, bem como para resolver suas pendências pessoais. Com a recuperação, o trajeto será melhor para as famílias que ali residem, o que dará melhor fluxo no escoamento de seus produtos, o que vai proporcionar mais segurança e fluidez no acesso das famílias daquela localidade”, contou o vereador Josemir, que ainda destacou que, por muitas vezes, os alunos ficam sem ir a escola, pois o veículo que busca os estudantes não chega no local.
Vereador Josemir Santos
Revitalização da Avenida Faruk Salmen
Já a revitalização do perímetro entre o Posto Altamira e o Cemitério Municipal na Avenida Faruk Salmen, com construção de ciclovias, faixa verde para pedestres, construção de academia, de duas quadras de futsal ao ar livre e arborização, foi requisitada pelo vereador Israel Miquinha (PT) na Indicação nº 169/2023.
Segundo ressaltou o legislador, a Avenida Faruk Salmen é hoje uma das vias mais movimentadas de nosso município, já que por ela deslocam-se diariamente milhares de pessoas que residem nos bairros adjacentes, como Altamira, Vila Rica, Novo Tempo, Ipiranga, Esperança, Novo Viver, Palmares Sul, Palmares II, entre outros. Por isso, a via recebe o trânsito de veículos, pedestres e ciclistas e em alguns locais do perímetro não existe uma divisão entre pista, acostamento ou áreas específicas para ciclistas e pedestres.
“Demarcando uma faixa especial para as bicicletas, é possível permitir que elas circulem em sua própria velocidade, sem a necessidade de acompanhar o fluxo do tráfego”, assegurou o vereador Israel Miquinha.
Miquinha ainda ressaltou que os espaços públicos, entre eles as quadras esportivas, tornam-se cada vez mais importantes no desenvolvimento sustentável de cidades, mostrando-se fundamentais em seu planejamento. Assim como as academias ao ar livre que estimulam a prática regular de exercícios físicos, reduzindo substancialmente o risco de doenças cardíacas, entre outras moléstias.
Vereador Israel Miquinha
Calçamento
O calçamento da Rua 14 e o entorno do Bairro Alto Boa Vista foi solicitado pelo vereador Josivaldo de Farmácia (PP) na Indicação nº 171/2023. De acordo com o vereador Josivaldo, essas áreas necessitam com urgência que seja realizada uma obra de abertura e calçamento, pois causam transtornos relacionados ao acesso dos residentes, que relatam que nem mesmo os carros conseguem utilizar a rota, obrigando diversos moradores a estacionar seus carros e motos na parte baixa do bairro e se deslocarem a pé para suas residências diariamente.
“Recentemente, os moradores do local me procuraram a fim de ter esses problemas solucionados, uma dessas pessoas foi a senhora Marialita, que me contou que pede ação do Poder Executivo na problemática desde o ano de 2008. Além disso, esses trechos são perigosos, principalmente à noite, e a iluminação pública acaba por ser afetada pela falta de estrutura que o local apresenta”, alegou o vereador Josivaldo da Farmácia.
Vereador Josivaldo da Farmácia
Encaminhamento
Todas as indicações foram submetidas a votação parlamentar e aprovadas em unanimidade. Com o parecer favorável da Casa Legislativa, as proposições serão enviadas ao Poder Executivo, que tem a competência de implementar os pedidos.
Texto: Josiane Quintino / Fotos: Elienai Araújo (AscomLeg 2023)
Redes Sociais