Vereadores solicitam construção de creche e instalação de feira do livro e de Batalhão de Polícia Ambiental
Em proposições distintas, os vereadores Israel Miquinha (PT), Josivaldo da Farmácia (PP) e Zé do Bode (MDB) solicitaram na sessão ordinária desta terça-feira (6) a construção de uma creche em tempo integral no Bairro Tropical (Indicação nº 512/2022); implantação de feira anual do livro (Indicação nº 527/2022); e instalação de Batalhão de Polícia Ambiental (Requerimento nº 30/2022).
Creche em tempo integral
O vereador Israel Miquinha justifica nesta proposição que creche em tempo integral é um local bastante seguro para que a dona de casa que trabalha fora possa deixar seu filho aos cuidados de profissionais capacitados e responsáveis.
Para que esse processo de harmonia aflore no meio educacional, é necessária a confiança desses três pilares: instituição, família e criança, para que o pequeno se sinta acolhido e bem cuidado. O sentimento de fazer parte de um grupo que o ama é essencial para o crescimento dessa criança.
“Por se tratar de um agente importantíssimo para o poder público, solicito a construção de uma creche com funcionamento em tempo integral para atender às comunidades dos bairros Tropical e Vale do Sol, visando um bem maior para os nossos pequenos, que se tornarão o futuro da cidade”, declarou Israel Miquinha.
Feira anual do livro
Para este pleito, o vereador Josivaldo da Farmácia explica que as feiras literárias devem ser incentivadas no município, devendo ocorrer anualmente em parceria com os setores públicos e privados, com os mais diversos gêneros literários como livros acadêmicos, nacionais, infantis, romances e ficção para atrair todos os tipos de públicos, como estudantes, educadores, artistas e sociedade em geral.
O vereador acrescenta que esses eventos têm entre seus diversos benefícios a formação pessoal e cultural para toda a população, incentivando a leitura e a escrita, bem como a formação de novos leitores por promover a oportunidade de despertar o prazer na leitura.
“As feiras literárias têm ocorrido de tempos em tempos na cidade de Parauapebas, porém, de iniciativa exclusivamente privada. A parceria com o setor público visa buscar por preços mais acessíveis na aquisição das obras para que mais pessoas sejam incentivadas a comprar”, justifica.
Batalhão de Polícia Ambiental
O requerimento do vereador Zé do Bode pede ao presidente da mesa diretora da Câmara Municipal, vereador Ivanaldo Braz (PDT), que oficialize ao Governo do Estado a instalação do Batalhão de Polícia Ambiental (BPA) em Parauapebas para resgate de animais, operações de fiscalização ambiental, combate à poluição sonora, perturbação do sossego e preservação de áreas protegidas.
Conforme explicou o legislador, o BPA é um órgão da Polícia Militar do Estado do Pará essencial no resgate de animais e operações de fiscalização ambiental que completou 22 anos de criação no último dia 2 de agosto e vem contribuindo de forma essencial para ações articuladas com outros órgãos destinadas à proteção ou interação com o meio ambiente.
“O BPA atua em áreas protegidas em todo o território paraense e seu efetivo também oferece apoio constante a órgãos de fiscalização ambiental, como a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis [Ibama] e Divisão Especializada em Meio Ambiente e Proteção Animal [Demapa], da Polícia Civil”, detalha o parlamentar.
As duas indicações e o requerimento foram aprovados pelos demais vereadores em plenário e encaminhados para os setores competentes.
Texto: Waldyr Silva / Foto: Internet / AscomLeg2022
Redes Sociais