Leandro do Chiquito sugere aproveitamento de energia da primeira usina solar fotovoltaica
Por meio da Indicação nº 409/2022, Leandro do Chiquito (Pros) propôs que seja providenciada a realocação do aproveitamento da energia gerada pela primeira usina de geração solar fotovoltaica – Pipa (UFV Pipa) – para a Unidade Básica de Saúde (UBS) do Bairro Liberdade I, Escola Municipal Jean Piaget e Secretaria Municipal de Mineração, Energia, Ciência e Tecnologia (Semmect).
Leandro do Chiquito - Pros
Na proposição, o vereador explica que a energia solar fotovoltaica produzida pela referida usina era direcionada para o pagamento das despesas com energia elétrica do prédio da administração central, localizado no Morro dos Ventos. Entretanto, o incêndio que atingiu a prefeitura impossibilitou a utilização dessa energia. Assim sendo, faz-se necessária a realocação da energia gerada.
“Conforme dados fornecidos pela Semmect, as secretarias que mais gastam com energia elétrica são as de Saúde e de Educação. Dessa forma, a fim de evitar o desperdício da energia solar gerada, indicamos que esta seja utilizada para o pagamento das despesas com energia elétrica destas pastas, especificamente dos seguintes órgãos: UBS do Liberdade I, Escola Jean Piaget e Semmect, criadora do aludido projeto”, sugeriu.
A Indicação nº 409/2022 foi aprovada em plenário pelos demais vereadores na sessão da Câmara Municipal de Parauapebas de terça-feira (27) e enviada para análise do prefeito Darci Lermen.
Texto: Nayara Cristina / Revisão: Waldyr Silva / Fotos: Pedro Almeida / AscomLeg2022
Redes Sociais